ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 27 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Gênesis 18,1-15

O Senhor apareceu a Abraão junto dos carvalhos de Mambré, quando ele estava sentado à porta da sua tenda, durante as horas quentes do dia. Abraão ergueu os olhos e viu três homens de pé em frente dele. Imediatamente correu da entrada da tenda ao seu encontro, prostrou-se por terra e disse: «Meu Senhor, se mereci o teu favor, peço-te que não passes adiante, sem parar em casa do teu servo. Permite que se traga um pouco de água para vos lavar os pés; e descansai debaixo desta árvore. Vou buscar um bocado de pão e, quando as vossas forças estiverem restauradas, prosseguireis o vosso caminho, pois não deve ser em vão que passastes junto do vosso servo.» Eles responderam: «Faz como disseste.»

Abraão foi, sem perda de tempo, à tenda onde se encontrava Sara e disse-lhe: «Depressa, amassa já três medidas de flor de farinha e coze uns pães no borralho.»

Correu ao rebanho, escolheu um vitelo dos mais tenros e gordos e entregou-o ao servo, que imediatamente o preparou. Tomou manteiga, leite e o vitelo já pronto e colocou-o diante deles. E ficou de pé junto dos estranhos, debaixo da árvore, enquanto eles comiam.

Então, disseram-lhe: «Onde está Sara, tua mulher?» Ele respondeu: «Está aqui na tenda.»

Um deles disse: «Passarei novamente pela tua casa dentro de um ano, nesta mesma época; e Sara, tua mulher, terá já um filho.» Ora, Sara estava a escutar à entrada da tenda, mesmo por trás dele. Abraão e Sara eram já velhos, de idade muito avançada, e Sara já não estava em idade de ter filhos. l Sara riu-se consigo mesma e pensou: «Velha como estou, poderei ainda ter esta alegria, sendo também velho o meu senhor?» O Senhor disse a Abraão: «Porque está Sara a rir e a dizer: ‘Será verdade que eu hei-de ter um filho, velha como estou?’ l Haverá alguma coisa que seja impossível para o Senhor? Dentro de um ano, nesta mesma época, voltarei à tua casa, e Sara terá já um filho.» Cheia de medo, Sara negou, dizendo: «Não me ri.» Mas Ele disse-lhe: «Não! Tu riste-te mesmo.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Não é o momento mais oportuno do dia. É a hora mais quente do dia. E, no entanto, Abraão não se repousa. E apercebe-se de três homens que vão na sua direcção. Poderiam até ser inimigos ou mercadores prontos a tudo, como os que compraram José e o levaram para o Egipto como um escravo (Gn 37). Abraão não tem medo, levanta-se e vai ao encontro deles; considera uma graça a chegada deles e, por isso, oferece-lhes quanto de melhor se podia oferecer naquele tempo e naquelas condições a um hóspede. Na verdade, naqueles três desconhecidos escondia-se o Senhor, como diz o texto da Bíblia e como representa o antigo ícone da Trindade, que identificava naqueles três peregrinos o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Naquela visita havia também uma promessa de vida para um homem que não tinha escondido a sua incerteza e o seu temor mas, ao contrário de Sara, tinha confiado em Deus. Quem abre o próprio coração com alegria a todos, mesmo a quem é estrangeiro, encontra Deus e recebe a sua promessa de vida. A Carta aos Hebreus, fazendo eco a esta página bíblica, recomenda: “Não vos esqueçais da hospitalidade, pois algumas pessoas, graças a ela, sem saber acolheram anjos” (13, 2).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO