ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Memória de São Sérgio de Radonez', fundador da Lavra da SS. Trindade, em Moscovo. Recordação do pastor evangélico Paul Schneider morto no campo de concentração nazista de Buchenwald em 18 de Julho de 1939. Para os muçulmanos é o fim do mês do jejum do Ramadão (Aid al-Fitr). Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 18 de Julho

Memória de São Sérgio de Radonez’, fundador da Lavra da SS. Trindade, em Moscovo. Recordação do pastor evangélico Paul Schneider morto no campo de concentração nazista de Buchenwald em 18 de Julho de 1939. Para os muçulmanos é o fim do mês do jejum do Ramadão (Aid al-Fitr).


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Êxodo 12,37-42

Os filhos de Israel partiram de Ramessés para Sucot, cerca de seiscentos mil a pé, só os homens fortes, sem contar as crianças. Também uma turba numerosa partiu com eles, juntamente com ovelhas, bois e gado em grande quantidade. Eles cozeram a farinha amassada com que tinham saído do Egipto em bolos sem fermento, pois não tinha fermento. Tinham, na verdade, sido expulsos do Egipto, e não puderam demorar-se; nem sequer fizeram provisões para eles. A estadia dos filhos de Israel que residiram no Egipto foi de quatrocentos e trinta anos. No final dos quatrocentos e trinta anos, precisamente naquele dia, saíram todos os exércitos do Senhor da terra do Egipto. Aquela foi uma noite de vigília para o Senhor, quando Ele os fez sair da terra do Egipto. Esta noite do Senhor será de vigília para todos os filhos de Israel nas suas gerações.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O povo põe-se a caminho. Não há Páscoa sem se sair, sem nos pormos em movimento. Não há uma vida nova e uma terra futura sem enfrentar o caminho, às vezes impérvio, difícil, que põe à prova, mas que conduz até à Terra Prometida. Também Jesus mandará os Seus até aos extremos confins da Terra, para que o cristão doe a todos a sua chamada. E há pressa de o fazer. Muitas vezes, somos tentados a adiar, a poder ficarmos sempre aquilo que somos. Deus põe pressa, porque sabe que a cumplicidade com o mal não é inócua. Deus tem pressa de escutar o grito do Seu povo, dos pobres, porque não é indiferente. Muitas vezes, os homens pensam que o sofrimento dos pobres e dos prisioneiros pode sempre esperar! Não nos salvamos sozinhos. Muitas vezes, os homens, individualistas como são nesta geração, acreditam que a verdadeira salvação é a de se ser a si mesmo sem o próximo, permanecendo como se é, afirmando as próprias convicções. Muitas vezes, a liberdade é reduzida a um pequeno espaço protegido, mas sem enfrentar o Faraó, sem nos libertarmos dele. É preciso vigilar. É a vigília de Jesus no jardim das Oliveiras, quando implora a companhia dos Seus discípulos. Mas também é a vigília de muitos que esperam por um mundo melhor, que aspiram uma Terra Prometida, que procuram cura, paz, esperança, enfim, um lugar onde o mal seja derrotado. Toda a Criação aguarda pela sua Páscoa, a passagem da morte para a vida. Deixemo-nos pois, conduzir pela Sua Palavra, pondo-nos a caminho porque, só assim, é que alcançaremos a verdadeira Páscoa.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO