ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 22 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Rute 2,1-3.8-11.13-17

Noemi tinha um parente por parte do seu marido, Elimélec; era um homem poderoso e rico, chamado Booz. Rute, a moabita, disse a Noemi: «Por favor, deixa-me ir respigar nos campos de alguém que queira acolher-me com bondade.» E ela respondeu-lhe: «Vai, minha filha.» Ela foi e entrou num campo, respigando atrás dos ceifeiros.
Aconteceu que aquele campo era propriedade de Booz, parente de Elimélec.

Booz disse a Rute: «Já ouviste, minha filha. Não vás respigar noutro campo; não te afastes deste e junta-te às minhas servas. Repara no campo por onde vão a ceifar e vai atrás delas. Pois ordenei aos meus servos que não te incomodem. E se tiveres sede, vai à bilha e bebe da água que eles tiverem trazido.» Rute, prostrando-se por terra, disse-lhe: «Porque encontrei tal bondade da tua parte, tratando-me como natural, a mim que sou uma estrangeira?» Replicando, Booz disse-lhe: «Já me contaram tudo o que fizeste pela tua sogra, depois da morte do teu marido: como deixaste o teu pai, a tua mãe e a terra onde nasceste e vieste para um povo que há bem pouco nem conhecias. Booz tomou, pois, Rute, que se tornou sua mulher. Juntou-se a ela e o Senhor concedeu-lhe a graça de conceber e dar à luz um filho. As mulheres diziam a Noemi: «Bendito seja o Senhor, que não te recusou um parente de resgate, neste dia. Que o seu nome seja proclamado em Israel. Ele te dará a vida e será o arrimo da tua velhice, porque nasceu um menino da tua nora, que te ama e é para ti mais preciosa do que sete filhos.» Noemi recebeu o menino e colocou-o no seu regaço, tornando-se a sua ama. As suas vizinhas, congratulando-se com ela, diziam: «Nasceu um filho a Noemi.» E deram-lhe o nome de Obed. Este foi pai de Jessé e avô de David.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O capítulo começa e acaba com uma conversa em casa, entre Rute e Noemi. No meio, passa-se a conversa entre Rute e Booz. Neste enredo de amizade entre Noemi e Rute, o Senhor realiza o Seu plano de salvação. Podemos dizer que o terreno dos laços pessoais, aqueles da amizade e da solidariedade representa o lugar privilegiado da acção de Deus. Rute, apesar de ser mulher e estrangeira, comporta-se no campo de Booz como um empregado incansável, com uma extraordinária audácia. E não o faz por acaso; nela há uma determinação que nasce da amizade. E o laço com Noemi é tão forte que a leva a tomar a iniciativa. Booz, homem rico e de prestígio, apercebe-se daquela mulher estrangeira que se comporta de maneira tão extraordinária no trabalho das suas terras. E, se normalmente, é o homem quem sai para procurar a mulher, ou pelo menos, com a intenção de encontrar uma esposa, em Rute acontece o contrário: é Booz quem lhe diz que os seus empregados lhe oferecerão de beber, que poderá beber a água que lhe darão. E é ele que lhe diz o que ouviu sobre ela, o que ela fez por Noemi. Booz trata-a desde o início de maneira diferente: pede aos seus empregados que a respeitem e ele trata-a como se ela já fosse sua mulher. E, depois de ter sido convidada a ficar, Rute fica, por sua vez, surpreendida pelo interesse de Booz mas, sobretudo, pelo seu discurso. Booz diz-lhe: “Deixaste pai e mãe, abandonaste a tua terra natal...” repetindo as palavras da vocação de Abraão: “Deixa seu pai e sua mãe...” (Gn 2, 24). E, depois o conforto do amor de Deus: “Que recebas uma grande recompensa do Deus de Israel, pois foi debaixo das suas asas que vieste buscar abrigo...”. Rute regressa então, a casa de Noemi que continua a ocupar o primeiro lugar no seu afecto e nas suas preocupações. Noemi, antes que Rute lhe conte tudo, abençoa a pessoa que se interessou por ela, usando uma linguagem religiosa que alude veladamente a Deus. Mas Rute corrige-a e explica-lhe que se trata de Booz. Noemi finge não colher a visão mais terrena de Rute e continua a pôr em evidência a boa sorte de Rute sob a perspectiva do Senhor. Só depois é que lhe indica a posição que Booz ocupa na família e a sua função de go’el, ou seja, de resgatador. Quando Noemi alude à piedade de Deus com os vivos e com os mortos, recorda-se de Elimelec, o marido defunto e o de Rute, Quelion, juntamente com as duas que estão vivas.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO