ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 16 de Abril


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 9,31-42

Entretanto, a Igreja gozava de paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, crescia como um edifício e caminhava no temor do Senhor e, com a assistência do Espírito Santo, ia aumentando. Pedro, que andava por toda a parte, desceu também até junto dos santos que habitavam em Lida. Encontrou lá, estendido num catre, havia oito anos, um homem chamado Eneias, que era paralítico. Pedro disse-lhe: «Eneias, Jesus Cristo vai curar-te! Levanta-te e arranja a enxerga.» E ele ergueu-se imediatamente. Todos os habitantes de Lida e da planície de Saron viram isso e converteram-se ao Senhor. Havia em Jope, entre os discípulos, uma mulher chamada Tabitá, que significa «Gazela.» Era rica em boas obras e nas esmolas que distribuía. Ora, nesses dias, caiu doente e morreu. Depois de a terem lavado, depositaram-na na sala de cima. Como Lida era perto de Jope e ouvindo os discípulos dizer que Pedro estava lá, mandaram-lhe dois homens com o seguinte pedido: «Vem depressa ter connosco!» Pedro partiu imediatamente com eles. Logo que chegou, levaram-no à sala de cima e encontrou lá todas as viúvas, que choravam e lhe mostravam as túnicas e mantos feitos por Dórcada, enquanto ela estava na sua companhia. Pedro mandou sair toda a gente, pôs-se de joelhos e orou. Voltando-se depois para o corpo, disse: «Tabitá, levanta-te!» Ela abriu os olhos e, ao ver Pedro, sentou-se. Tomando-a pela mão, Pedro ajudou-a a erguer-se. Chamando então os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. Toda a cidade de Jope soube deste acontecimento e muitos acreditaram no Senhor.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O autor dos Actos, depois de ter falado bastante sobre Paulo e de ter anotado que a comunidade cristã crescia num clima de paz, focaliza de novo a cena sobre Pedro que continua, fielmente, podemos dizer, à letra, a obra de Jesus. Trata-se de histórias que mostram como é que a comunidade cristã crescia. No entanto, elas são emblemáticas daquela conversão missionário que hoje o Papa Francisco pede com insistência a todas as comunidades cristãs. Lucas anota que Pedro está em viagem: "percorria todos os lugares, visitou também os fiéis que moravam em Lida". Isto é, Pedro sai, está nas ruas, como pede hoje o Papa Francisco. Se não vamos para as ruas, se não saímos dos próprios recintos habituais, se não há missão, não só não podemos saborear a alegria daquele crescimento também numérico de que fala Lucas nos primeiros versículos que acabámos de escutar, como também corremos o risco de os esterilizar e morrer. É uma reflexão que as comunidades cristãs devem fazer hoje com urgência. O primeiro episódio que Lucas narra refere-se à cura de um paralítico, chamado Eneias, que morava em Lida. O segundo, pelo contrário, ocorre numa outra cidade, Jope, onde Pedro vai ao encontro de uma mulher, Tabita que tinha morrido. Nas duas situações, Pedro repete os mesmos gestos de Jesus: exorta Eneias a levantar-se da cama, a seguir deu a mão a Tabita depois de se ter ajoelhado para rezar e restitui-a viva aos amigos e às amigas. Aos dois, a Eneias e a Tabita, Pedro diz: "levanta-te!". O texto utiliza o mesmo verbo grego empregado para descrever a ressurreição de Jesus. Pedro não realiza gestos prodigiosos ou espectaculares. Pacientemente, está ao lado dos humildes e restitui-lhes a dignidade de serem amados e considerados. Qualquer comunidade cristã, tal como Pedro, deve percorrer os caminhos do mundo e ajudar todos aqueles que estão sujeitos à escravidão da solidão e da tristeza para retomarem vigor e dignidade e todos aqueles a quem é tirada a vida para se levantarem e alegrarem porque reencontraram-na de novo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO