ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 21 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Tiago 5,13-20

Está alguém, entre vós, aflito? Recorra à oração. Está alguém contente? Cante salmos. Algum de vós está doente? Chame os presbíteros da Igreja e que estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o aliviará; e, se tiver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração fervorosa do justo tem muito poder. Elias, que era um homem da mesma condição que nós, rezou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e seis meses não choveu sobre a terra. Depois voltou a rezar, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. Meus irmãos, se algum de vós se extravia da verdade e alguém o converte, saiba que aquele que converte um pecador do seu erro salvará da morte a sua alma e obterá o perdão de muitos pecados.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Nesta parte conclusiva da Carta, Tiago exorta os cristãos a não se esconderem atrás de palavras religiosas enfáticas e altissonantes (é este o sentido do juramento), mas a seguirem fielmente a Palavra Evangélica. O cristão é discípulo de um Mestre que, como escreveu Paulo a Timóteo, "deu testemunho diante de Pôncio Pilatos" (1Tm 6, 13). E Cirilo de Alexandria comenta: "Que o testemunho da nossa vida seja mais forte do que um juramento". Tiago exorta a não nos abatermos nos momentos da doença, quando tocamos com mão a nossa fraqueza. A doença não deve ser motivo de desespero mas encorajamento à oração, pessoal e comum, para que o Senhor nos conforte com o Seu amparo e, na Sua misericórdia, nos dê também a cura. Se a doença divide, afasta, separa também fisicamente dos irmãos, a oração une e deixa-nos sentir toda a presença de Jesus médico bom que deseja a cura e a salvação dos homens. A exortação de Tiago é muito mais oportuna neste nosso tempo: aviva em nós e na comunidade cristã, a urgência da oração para a cura, muitas vezes esquecida numa sociedade distraída e incrédula. É claro, a oração deve ser feita com fé, com coração arrependido ("confessai por isso os vossos pecados...") e com insistência, como fez o profeta Elias, que foi atendido pelo Senhor. Tiago recorda aos crentes a força da oração, bem ciente de que nada é impossível a Deus. É significativo o comentário de Soloviev que recorda a Carta de Tiago: "A fé sem as obras não é nada, a oração é a primeira obra da fé". A Carta, como que a querer reatar-se com o seu início, termina recordando o valor de reconduzir ao Senhor quem se perdeu. O amor fraterno torna os discípulos responsáveis uns pelos outros: nesse caminho os discípulos encontram a sua salvação.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO