ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 13 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Ezequiel 18,1-10.13.30-32

Foi-me dirigida a palavra do Senhor nestes termos: «Porque proferis este provérbio à casa de Israel: ‘Os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos é que ficaram embotados’? Pela minha vida, diz o Senhor Deus, não deveis repetir este provérbio em Israel. Todas as vidas me pertencem, tanto a vida do pai como a do filho, todas me pertencem. O que pecou é que morrerá.» «Se alguém é justo, observa o direito e a justiça, não come nos lugares altos, não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel, não desonra a mulher do seu próximo, não se aproxima de uma mulher durante o tempo da sua impureza; não oprime ninguém, restitui o que recebeu em fiança, não comete furtos, distribui pão aos famintos, cobre o nu; não empresta com usura e não recebe juros, afasta a mão do mal, e julga entre os homens segundo a verdade; se segue as minhas leis e observa os meus preceitos, tal homem é verdadeiramente justo e viverá» - oráculo do Senhor Deus. «Mas, se ele gera um filho violento e sanguinário e que faz alguma destas coisas que o pai não fazia; empresta com usura e recebe juros, este, seguramente, não viverá. Depois de ter cometido todos estes crimes abomináveis, deverá morrer e o seu sangue cairá sobre ele.» «Por isso, Eu vos julgarei a cada um segundo a sua maneira de agir, casa de Israel - oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e afastai-vos dos vossos pecados; que não haja mais entre vós ocasião de pecado. Rejeitai todos os pecados que cometestes contra mim e criai um coração novo e um espírito novo. Porque quereis morrer, casa de Israel? Pois Eu não me comprazo com a morte de quem quer que seja - oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e vivei.»


 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Esta página do profeta mira a despertar na consciência dos israelitas que estavam no exílio, a responsabilidade pessoal seja para com Deus, seja para com os homens. A tristeza da condição que estavam a viver não os deveria levar a uma espécie de resignação, ou pior ainda, de pecado, descarregando nos outros a responsabilidade da situação. Na verdade, o profeta recorda a cada crente que é responsável, em primeira pessoa, pelo próprio comportamento. Certo, também há uma responsabilidade geracional e, portanto, cada geração é chamada a construir um mundo novo conforme o projecto de Deus. Mas, também no contexto da própria geração, cada um é chamado a descobrir a função pessoal que o Senhor lhe atribuiu e, portanto, a responsabilidade de a realizar, obviamente, sempre no contexto do projecto de paz e de salvação para o qual o Senhor nos chama. Já no livro do Deuteronómio, o Senhor tinha admoestado os crentes sobre a responsabilidade da escolha entre o bem e o mal: "Eis que coloco hoje diante de ti a vida e a felicidade, a morte e a desgraça" (Dt 30, 15) realçando que "este mandamento...não é muito difícil, nem está fora do teu alcance" (Dt 30, 11). O profeta declina com exemplos concretos o caminho que o justo deve seguir e o que deve abandonar. É significativo que se evidenciem, também neste texto, os laços entre o culto e a misericórdia. Em nenhuma página bíblica se separam estas duas dimensões. De resto, em todas as páginas das Sagradas Escrituras, aparece evidente os laços entre Deus e os Seus filhos, sobretudo, se fracos, pobres e necessitados. Não é pois óbvio para os crentes, um comportamento conforme a vontade do Senhor. Antes pelo contrário, é fácil afastar-se do Senhor e da Sua Palavra. Por isso, o profeta insiste na conversão do crente: "Convertei-vos e abandonai toda a injustiça, e a injustiça nunca mais provocará a vossa ruína. Libertai-vos de todas as injustiças cometidas e formai um coração novo e um espírito novo". São indicações que todos, também nós, devemos acolher com atenção. Um sábio hebreu dizia: "Se queres mudar o mundo, começa por mudar o teu coração". É de corações novos que nascerá um mundo novo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO