ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 10 de Setembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

I Coríntios 10,14-22

Por isso, meus caros, fugi da idolatria. Falo-vos como a pessoas sensatas; julgai vós mesmos o que digo. O cálice de bênção, que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? Uma vez que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, porque todos participamos desse único pão. Vede o Israel segundo a carne: os que comem as vítimas não estão em comunhão com o altar? Que vos hei-de dizer, pois? Que a carne imolada aos ídolos tem algum valor, ou que o próprio ídolo é alguma coisa? Não! Mas aquilo que os pagãos sacrificam, sacrificam-no aos demónios e não a Deus. E eu não quero que estejais em comunhão com os demónios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demónios; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demónios. Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que Ele?

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo volta novamente a falar sobre a carne sacrificada aos ídolos e exorta os cristãos de Corinto a fugir à idolatria, ou seja, a não se colocarem ao serviço dos ídolos deste mundo. E muitos são os ídolos a quem ainda hoje se dão ofertas e em cujo altar se sacrifica a vida. E, provavelmente, o primeiro ídolo em cujo altar sacrificamos também as coisas mais queridas é o nosso "eu". É verdade, a idolatria por nós mesmos é um culto que se expande cada vez mais e está na base de muitos males e de muitos conflitos, próximos e afastados. Há o eu individual e, também, o eu colectivo, de grupo, de nação. A mais elevada e firme contestação a este ídolo é, precisamente, a Eucaristia. Ela é a fonte da vida da Igreja. A Eucaristia transforma a Igreja em Corpo de Cristo. A participação ao único Pão e ao único Cálice faz de muitos um só corpo. Diz sabiamente Santo Agostinho: "neste Pão vedes o que sois e recebeis o que sois". A Eucaristia é o estaleiro onde se edifica a Igreja, onde quem está disperso é recolhido e, com o fogo do Espírito, é cimentado com o próximo, numa comunhão forte para constituir aquele único edifício espiritual onde se recebe a salvação e se vive a esperança do Reino. Aproximando-nos à Eucaristia, somos transformados no próprio corpo de Cristo para termos em nós a Sua própria vida, os Seus próprios sentimentos, a Sua própria paixão pelo próximo. Os antigos cristãos diziam que é preciso viver de maneira eucarística, isto é, com o mesmo espírito de Cristo que no pão e no vinho se "partiu" e "verteu" pelo próximo, sem reter nada para Si. Daqui os mártires de Abitene que foram mortos porque viviam a Eucaristia dominical. Ao juiz que os interrogava, responderam: "Não podemos viver sem nos reunirmos no domingo". E não são poucos os cristãos, nestes últimos tempos, que voltaram a ser mártires só porque se reúnem aos domingos para celebrarem juntos a Eucaristia. Eles estão diante de nós para nos recordarem este inigualável mistério de comunhão.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO