ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Recordação da dedicação das basílicas romanas de São Pedro no Vaticano e de São Paulo extra-muros. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 18 de Novembro

Recordação da dedicação das basílicas romanas de São Pedro no Vaticano e de São Paulo extra-muros.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 24,10-27

Como o governador lhe acenasse para falar, Paulo respondeu:
«Eu sei que, desde há muitos anos, este povo se encontra sob a tua jurisdição; por isso, confiadamente tomo a palavra para defender a minha causa.

Podes verificar que não há mais de doze dias que subi a Jerusalém, para fazer a minha adoração.

Nunca me viram a discutir no templo com qualquer pessoa, nem a incitar o povo à revolta, quer nas sinagogas, quer pela cidade.

São incapazes de provar as acusações que agora fazem contra mim.

No entanto, confesso-te: sirvo o Deus dos nossos pais como ensina a «Via», a que eles chamam seita. Acredito em tudo quanto há na Lei e em tudo o que está escrito nos Profetas,

e tenho a esperança em Deus, que eles também aceitam, de que há-de haver a ressurreição dos justos e dos pecadores.

Por isso, eu me esforço por manter sempre uma consciência irrepreensível, diante de Deus e dos homens.

Ora, decorridos vários anos, vim trazer esmolas ao meu povo e fazer oblações. Foi nessa altura que me encontraram no templo, já purificado, sem ajuntamento nem tumulto. Certos judeus da Ásia é que deviam estar aqui para me acusarem, se tivessem alguma coisa contra mim. Que estes, aqui presentes, digam ao menos de que delito me reconheceram culpado, quando me apresentei diante do Sinédrio. A não ser que se trate desta frase que proferi em voz alta, quando estava no meio deles: ‘É por causa da ressurreição dos mortos que estou hoje a ser julgado na vossa presença.’» Félix, acertadamente informado sobre tudo quanto se relacionava com a «Via», adiou a audiência, dizendo: «Quando o tribuno Lísias vier cá abaixo, examinarei o vosso caso.» E ordenou ao centurião que retivesse Paulo preso, mas que lhe concedesse alguma liberdade e não impedisse nenhum dos seus de lhe prestar assistência. Uns dias depois, Félix apareceu acompanhado de Drusila, sua mulher, que era judia. Mandou chamar Paulo e ouviu-o falar acerca da fé em Cristo Jesus. E como estava a discorrer sobre a justiça, a continência e o julgamento futuro, Félix, dominado pela inquietação, respondeu: «Por agora, podes ir. Chamar-te-ei na primeira oportunidade.» Ao mesmo tempo, também esperava que Paulo lhe desse dinheiro. Por isso, mandava-o chamar frequentemente, para conversar com ele. Entretanto, decorreram dois anos e Félix teve como sucessor Pórcio Festo. Desejando cair nas boas graças dos judeus, Félix deixou Paulo na prisão.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

No seu discurso de autodefesa, o apóstolo Paulo demonstra que é acusado por causa da doutrina da ressurreição dos mortos. E com uma eficaz argumentação evidencia que nem promove conflitos políticos nem é um traidor do judaísmo. O contraste com os hebreus nasce por causa do “caminho” aberto por Cristo. Jesus, argumenta Paulo, abriu o caminho da salvação com a Sua ressurreição dos mortos. Com efeito, o apóstolo fala várias vezes da ressurreição da carne como esperança para todos os crentes. Trata-se de uma afirmação basilar na fé cristã: significa que nenhum dos crentes se perderá na escuridão da morte. Quem acredita em Jesus ressuscitado, ressuscitará ele mesmo com o seu corpo. Não se trata simplesmente de acreditar na imortalidade da alma, como os gregos afirmavam, mas na ressurreição da pessoa, na alma e no corpo. Este mistério de salvação tinha começado com Jesus, que Se tornou no primogénito. Com efeito, Ele ressuscitou como esperança para todos os homens. Para proclamar este mistério central da fé cristã valia a pena, para Paulo, suportar o que estava a sofrer.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO