ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Memória do beato Oscar Arnulfo Romero, mártir, morto em 1980 no altar durante a celebração da Eucaristia. Memória do massacre das Fossas Ardeatinas, em Roma, em 1944, onde foram massacradas pelos nazistas, 335 pessoas. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 24 de Março

Memória do beato Oscar Arnulfo Romero, mártir, morto em 1980 no altar durante a celebração da Eucaristia. Memória do massacre das Fossas Ardeatinas, em Roma, em 1944, onde foram massacradas pelos nazistas, 335 pessoas.


Leitura da Palavra de Deus

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

São João 11,45-56

Então, muitos dos judeus que tinham vindo a casa de Maria, ao verem o que Jesus fez, creram nele. Alguns deles, porém, foram ter com os fariseus e contaram-lhes o que Jesus tinha feito. Os sumos sacerdotes e os fari- seus convocaram então o Conselho e diziam: «Que havemos nós de fazer, dado que este homem realiza muitos sinais miraculosos? Se o deixarmos assim, todos irão crer nele e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar santo e a nossa nação.» Mas um deles, Caifás, que era Sumo Sacerdote naquele ano, disse-lhes: «Vós não entendeis nada, nem vos dais conta de que vos convém que morra um só homem pelo povo, e não pereça a nação inteira.» Ora ele não disse isto por si mesmo; mas, como era Sumo Sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para congregar na unidade os filhos de Deus que estavam dispersos. Assim, a partir desse dia, resolveram dar-lhe a morte. Por isso, Jesus já não andava em público, mas retirou-se dali para uma região vizinha do deserto, para uma cidade chamada Efraim e lá ficou com os discípulos. Estava próxima a Páscoa dos judeus e muita gente do país subiu a Jerusalém antes da Páscoa para se purificar. Procuravam então Jesus e perguntavam uns aos outros no templo: «Que vos parece? Ele virá à Festa?»

 

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Este trecho evangélico que segue imediatamente a ressurreição de Lázaro, quer preparar-nos para a celebração da Semana Santa da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Os sumos sacerdotes tinham compreendido que o milagre da ressurreição de Lázaro era um evento tão extraordinário que poderia fazer crescer de maneira indomável um movimento de adesão a Jesus. E a esse ponto, perderiam o poder que tinham. Repetia-se de maneira análoga o que já tinha acontecido no momento do nascimento de Jesus, quando Herodes tentou matar aquele Menino, temendo que lhe pudesse insidiar o trono. Também desta vez, decide-se matar Jesus. Caifás, em plena assembleia, toma a palavra e com solenidade diz: "É melhor um só homem morrer pelo povo, do que perecer a nação inteira". Ele não sabia, mas estava a interpretar o significado mais verdadeiro e mais profundo do mistério de Jesus, único Salvador do mundo. Com efeito, a morte de Jesus abateria as paredes que dividiam os povos e a história tomaria um novo curso: o da unidade entre os povos. Naquela assembleia tomou-se, portanto, a decisão solene de matar aquele Jovem Profeta. Jesus, mais uma vez, retira-Se e vai para Efraim com os Seus discípulos. E o tempo da oração e da reflexão. Era necessário crescer na comunhão, consolidar os vínculos de amizade e de fraternidade e, sobretudo para os discípulos, crescer na fé para com aquele Mestre. Jesus sabia bem quanto fosse necessário, sobretudo naquele momento, reunir e consolidar a fé deles. E provavelmente, gastou muitas energias para os educar e exortar a permanecerem firmes no caminho do amor, vencendo temores, fechos e medos. Jesus procurava esconder-Se para evitar que a multidão, que tinha aprendido a conhecê-l'O, se reunisse. Mas o desejo que muitos tinham de O ver, de Lhe falar, de O tocar era tão grande que muitos dos peregrinos chegados a Jerusalém para a Páscoa acorriam ao Templo para O ver. Este desejo das multidões de ver Jesus é uma exortação também a nós para, nestes dias, não nos distanciarmos deste Mestre que "fez bem todas as coisas".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO