ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 12,49-53

«Eu vim lançar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele já se tivesse ateado! Tenho de receber um baptismo, e que angústias as minhas até que ele se realize! Julgais que Eu vim estabelecer a paz na Terra? Não, Eu vo-lo digo, mas antes a divisão. Porque, daqui por diante, estarão cinco divididos numa só casa: três contra dois e dois contra três; vão dividir-se: o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus, enquanto exorta os discípulos à vigilância, diz-Lhes que chegou o momento da decisão. Com efeito, com Ele chegaram os últimos dias e já não é possível diferir a escolha pelo Evangelho. E, para fazer compreender aos discípulos a Sua preocupação apostólica, usa a imagem do fogo que Ele mesmo veio trazer para a Terra: “Vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!”. Jesus quer que os discípulos abandonem qualquer atitude de preguiça, de protelação, de indiferença, de fecho, para acolher a Sua preocupação, a Sua inquietude: Ele continuará inquieto até que as chamas do amor não se espalhem nos corações dos homens. O discípulo, portanto, não é chamado a viver uma vida avarenta e tranquila, mirada para o bem-estar pessoal ou do seu grupo. O discípulo deve imergir-se no Evangelho e ser como que baptizado (precisamente, “imerso”) n’Ele, levado pela urgência de O comunicar a todos. A adesão ao Evangelho envolve toda a vida do discípulo, de um certo modo, é possuído. Por isso, os seguidores de Jesus pedem também uma separação da vida velha, aquela baseada nos velhos laços, mesmo de parentela. Os laços de sangue – obviamente importantes – não constituem, no entanto, a salvação. Só o Evangelho é que é o fogo que salva, que transforma o mundo, a começar pelo coração de todos. Paulo dirá que Cristo “é a nossa paz” (Ef 2, 14) e o próprio Senhor afirmou: “Felizes os que promovem a paz”. Não há contradição, neste caso, entre a paz e a espada. A paz que Jesus traz, não é como aquela que “o mundo dá” (Jo 14, 27), não é a mesquinha tranquilidade ou segurança das próprias tradições. Para que se possa desfrutar da paz que vem do Evangelho, é necessária uma purificação através do fogo, uma separação entre o mal e o bem, um discernimento entre a luz que Jesus vem trazer ao mundo e as trevas do mal. A paz é, por outras palavras, uma conquista, é acolhimento do Evangelho e ruptura com o próprio egocentrismo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO