ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 1,39-45

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O Evangelho que acabámos de ouvir quer como que nos apressar para prepararmos o nosso coração para o nascimento de Jesus. Na verdade, o evangelista escreve que Maria, depois de ter sabido pelo anjo que Isabel estava grávida, "à pressa" foi ter com ela. O Evangelho põe sempre pressa. Com efeito, leva-nos a sair dos nossos próprios hábitos, certamente até bons, mas só nossos; exorta-nos a não permanecermos nas preocupações e nas ideias de sempre; a sairmos da pequena aldeia dos nossos horizontes para nos apressarmos em direcção do dia e do lugar do nascimento de Jesus. Podemos imaginar facilmente quantas preocupações tinha Maria naqueles momentos, depois da Palavra de Deus Lhe ter alterado completamente a vida! E, no entanto, Ela deixou Nazaré para ir ter com a velha prima Isabel, já no sexto mês de gravidez e que, certamente, precisava de ajuda. Não era fácil para Maria, muito jovem, enfrentar uma viagem assim tão longa e nada fácil. Teve de atravessar "a montanha", anota Lucas, como que a querer realçar a importância do feito. O Evangelho faz-nos sempre sair dos nossos velhos hábitos e põe-nos ao lado dos que sofrem e dos necessitados. Não é uma escolha espontânea, sobretudo, para nós que, ao contrário de Maria, nos deixamos muitas vezes levar pela nossa preguiça. Para irmos além de nós mesmos, é preciso confiar na Palavra de Deus. Nós, pelo contrário, acreditamos só nas nossas convicções, nas nossas certezas que, obviamente, nos parecem sempre justas. Que o exemplo de José nos seja de lição. Maria deixou-Se tocar o coração pelas necessidades da prima e, sem hesitar, foi ter com ela. Mal Isabel A viu chegar a sua casa, ficou profundamente alegre. É a alegria dos humildes e dos pobres quando são visitados pelas "servas" e pelos "servos" do Senhor, isto é, por aqueles que "acreditaram no cumprimento da Palavra do Senhor". Que da boca dos pobres jorre a bênção para todos os que, com amor, se dirigem a eles. Naquele momento realiza-se uma verdadeira epifania do Espírito Santo. Com efeito, o sorriso dos pobres é o sorriso de Deus; a alegria deles é a mesma da de Deus. E os crentes sentirão regressar neles a beleza e a força daquela alegria provocada na profundeza do coração dos pobres. Aquele abraço entre a jovem Maria e a idosa Isabel são o ícone do amor que os cristãos são chamados a dar ao mundo neste início de milénio.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO