ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Recordação dos atentados terroristas ocorridos nos E.U.A. em 2001; memória das vítimas do terrorismo e da violência e oração pela paz. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 11 de Setembro

Recordação dos atentados terroristas ocorridos nos E.U.A. em 2001; memória das vítimas do terrorismo e da violência e oração pela paz.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 6,43-49

«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto; não se colhem figos dos espinhos, nem uvas dos abrolhos. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o que é bom; e o mau, do mau tesouro tira o que é mau; pois a boca fala da abundância do coração.» «Porque me chamais ‘Senhor, Senhor’, e não fazeis o que Eu digo? Vou mostrar-vos a quem é semelhante todo aquele que vem ter comigo, escuta as minhas palavras e as põe em prática. É semelhante a um homem que edificou uma casa: cavou, aprofundou e assentou os alicerces sobre a rocha. Sobreveio uma inundação, a torrente arremessou-se com violência contra aquela casa mas não a abalou, por ter sido bem edificada. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra, sem alicerces. A torrente arremessou-se contra ela, e a casa imediatamente se desmoronou. E foi grande a sua ruína!»


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus, através da imagem da árvore boa que dá bons frutos, quer mostrar como é que deve ser a vida do discípulos e de toda a comunidade cristã. Obviamente, se a árvore for má, não poderá que dar maus frutos. É uma imagem que fala por si e que solicita a cada um de nós um sério exame de consciência, sobretudo, quando nos lamentamos dos poucos frutos que vemos à nossa volta. A bondade ou a maldade não são, no entanto, dimensões associadas a uma condição exterior ou ao carácter natural de cada um de nós. Estão estritamente relacionadas com o coração. É no coração que se trava a difícil batalha entre o bem e o mal, entre a fé e o orgulho. E, portanto, entre o sermos "bons" ou "maus". Tendo sempre presente que ninguém se pode eximir do pecado, da fragilidade, da miséria ainda que interior. O que Jesus nos pede - e isso é evidente também noutras passagens evangélicas - é de estarmos atentos ao nosso coração. Com efeito, é do coração que dependem os nossos comportamentos, a própria orientação da nossa vida. Jesus diz: "O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, mas o homem mau tira do seu mal coisas más". E, noutro lado dirá: "É de dentro do coração da pessoa que saem as más intenções" (Mc 7, 21). Obviamente de um coração bom só podem sair bons propósitos. Toda a nossa vida interior deve concentrar-se na transformação do nosso coração: a primeira coisa a fazer antes de mais, é desenraizar todos os nossos maus instintos, o desejo de nos fecharmos em nós mesmos e, sobretudo, o orgulho que nos leva a uma ilusória auto-suficiência. A construção da própria vida, assim como da própria comunidade cristã, começa na atenta escuta da Palavra de Deus, isto é, deixando-A assentar no nosso coração para que dê frutos. Jesus encerra o discurso narrando a parábola da casa construída sobre a rocha. As palavras evangélicas, escutadas e postas em prática diariamente, são como os alicerces para uma casa. Todos os dias, devem alimentar a nossa vida, os nossos pensamentos, as nossas decisões, as nossas acções. Não basta escutá-las de uma vez por todas, para depois pô-las de lado e, quiçá, esquecê-las como muitas vezes acontece. Foge-se, deste modo, à força da vida que brota directamente das palavras do Senhor. Pode-se, por acaso, pôr de lado os alicerces de uma casa? O Evangelho é um alicerce vivo para o edifício da nossa vida quotidiana, fortalece-a contra o rio impetuoso do mal que não cessa de se abater sobre nós.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO