ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Ora??o pelos pobres
Segunda-feira, 14 de Janeiro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a liberta??o dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a liberta??o dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 5,12-21

Por isso, tal como por um s? homem entrou o pecado no mundo e, pelo pecado, a morte, assim a morte atingiu todos os homens, uma vez que todos pecaram... De facto, antes da Lei j? existia o pecado no mundo; mas o pecado n?o ? tido em conta quando n?o h? lei. Apesar disso, desde Ad?o at? Mois?s reinou a morte, mesmo sobre aqueles que n?o tinham pecado por uma transgress?o id?ntica ? de Ad?o, que ? figura daquele que havia de vir. Com efeito, o que se passa com o dom gratuito n?o ? o mesmo que se passa com a falta. Se pela falta de um s? todos morreram, com muito mais raz?o a gra?a de Deus, aquela gra?a oferecida por meio de um s? homem, Jesus Cristo, foi a todos concedida em abund?ncia. E tamb?m com o dom n?o acontece o mesmo que acontece com as consequ?ncias do pecado de um s?. Com efeito, o julgamento, que partiu de um s?, teve como resultado a condena??o; enquanto que o dom gratuito, que partiu de muitas faltas, teve como resultado a justifica??o. De facto, se pela falta de um s? e por meio de um s? reinou a morte, com muito mais raz?o, por meio de um s?, Jesus Cristo, h?o-de reinar na vida aqueles que recebem em abund?ncia a gra?a e o dom da justi?a. Portanto, como pela falta de um s? veio a condena??o para todos os homens, assim tamb?m pela obra de justi?a de um s? veio para todos os homens a justifica??o que d? a vida. De facto, tal como pela desobedi?ncia de um s? homem todos se tornaram pecadores, assim tamb?m pela obedi?ncia de um s? todos se h?o-de tornar justos. A lei interveio para aumentar a falta, mas, onde aumentou o pecado, superabundou a gra?a. E deste modo, tal como o pecado reinou pela morte, assim tamb?m a gra?a reina pela justi?a at? ? vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso.


 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, fa?a-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Retomamos a leitura da Carta aos Romanos. O ap?stolo Paulo quer mostrar aos crist?os de Roma, a for?a e a universalidade do amor de Jesus. Fala de Ad?o, o primeiro homem, segundo a narra??o do G?nesis, para recordar que todos os homens s?o Ad?o, isto ?, pecadores e, por isso, sujeitos ? ?ltima consequ?ncia do pecado que ? a morte: ?Todos pecaram?. O pecado n?o ? apenas um simples gesto malvado, uma ac??o pontual errada e fechada em si mesma. Fruto do pecado s?o tamb?m as dimens?es de fraqueza e de fragilidade que nos pertencem. Elas s?o fruto daquele orgulho e auto-sufici?ncia radicados no nosso cora??o que nos afastam de Deus pondo-nos ? merc? das for?as do mal. Ou seja, ? o ?pecado origin?rio?, o de Ad?o que toda a humanidade carrega consigo. Todo o homem e toda a mulher, assim como a Cria??o, est?o caracterizados por uma condi??o comum e pessoal de fraqueza. E todos, homens e Cria??o, aguardam um novo nascimento. Portanto, Paulo afirma que, assim como todos os homens sofreram a perdi??o por obra de um s? homem, Ad?o, agora podemos alcan?ar a salva??o por meio de um s? homem, Jesus Cristo. ? Ele que, por amor, assumiu sobre Si mesmo o peso da tristeza, da viol?ncia, do desespero, da inimizade e da morte que grava sobre a vida da humanidade. Com a Sua morte, Jesus destruiu qualquer morte e com a Sua ressurrei??o abriu a via da justi?a e da paz. Os disc?pulos s?o chamados a darem gra?as por este mist?rio de gra?a e de liberta??o, que Deus escondeu aos s?bios e aos potentes, mas revelou aos pequeninos. Estamos todos envolvidos neste mist?rio por gra?a at? nos tornarmos testemunhas influentes no mundo. O crist?o faz a experi?ncia da super abund?ncia da d?diva perturbante que acompanha a sua vida. Foi libertado da for?a do pecado e do mal e, agora, a sua vida insere-se num projecto novo caracterizado pela esperan?a. Jesus, resgata-o do homem velho e de uma vida sem sentido. Diante dele, abre-se um caminho que ? o Evangelho de Jesus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO