ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Memória de Santo Atanásio, bispo de Alexandria (295-373), doutor da Igreja. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 2 de Maio

Memória de Santo Atanásio, bispo de Alexandria (295-373), doutor da Igreja.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Filipenses 1,27-30

Só isto é necessário: comportai-vos em comunidade de um modo digno do Evangelho de Cristo, para que - quer eu vá ter convosco, quer esteja ausente - ouça dizer isto de vós: que permaneceis firmes num só espírito, lutando juntos, numa só alma, pela fé no Evangelho e não vos deixando intimidar em nada pelos adversários - o que para eles é sinal de perdição, porém, é sinal da vossa salvação; e isto vem de Deus. Porque, a vós foi dada a graça de assim actuardes por Cristo: não só a de nele acreditar, mas também a de sofrer por Ele, assumindo o mesmo combate que vistes em mim e de que agora ouvis falar a respeito de mim.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo está ciente de que o mal presente no mundo pode intimidar os discípulos do Senhor. Ele mesmo experimentou a violência no passado e continua a experimentá-la enquanto escreve esta carta: está na prisão. Contudo, exorta os crsitão de Filipos a não se deixarem intimidar pelas dificuldades e, nem sequer, por aqueles que querem dificultar o caminho da comunidade dos crentes. Escreve-lhes: comportai-vos “como pessoas dignas do Evangelho”. Com efeito, os discípulos de Jesus são agora “concidadãos do povo de Deus e membros da família de Deus” (Ef 2, 19). O apóstolo pretende dizer que é o “nós” da família de Deus a tornar os discípulos de Jesus firmes no Evangelho. Não se é discípulo sozinho: a fé em Jesus nunca é uma marca individual. O encontro com Jesus acontece no seio da comunidade dos discípulos e, de qualquer modo, introduz-nos nela. E é a comunhão na fé que dá a força aos discípulos de proclamar o Evangelho ao mundo. Esse empenho, acrescenta o apóstolo, é luta e sofrimento. Foi assim para Jesus, é assim para Paulo e será assim também para os discípulos de sempre. No entanto, uma certeza habita o coração dos crentes: Deus nunca abandona os Seus filhos. Convicto da luta que o cristão deve travar no curso da sua existência terrena, o apóstolo escreve aos cristãos de Éfeso: “Por isso vesti a armadura de Deus para que, no dia mau, possais resistir e permanecer firmes, superando todas as provas” (6, 13). Ao revestir a armadura do amor e do “zelo para propagar o Evangelho” (Ef 6, 15) encontraremos a alegria da companhia de Deus e dos irmãos, apesar – como afirma Paulo nesta passagem – das dificuldades

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO