ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Recordação de Yaguine e Fodé, dois rapazes de 15 e de 14 anos da Guiné Conacri, que morreram em 1999 por causa do frio, no vão das rodas de um avião onde se tinham escondido para chegarem à Europa, onde sonhavam poder estudar. Memória do Beato Zeferino Jimenez Malla, mártir cigano. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 2 de Agosto

Recordação de Yaguine e Fodé, dois rapazes de 15 e de 14 anos da Guiné Conacri, que morreram em 1999 por causa do frio, no vão das rodas de um avião onde se tinham escondido para chegarem à Europa, onde sonhavam poder estudar. Memória do Beato Zeferino Jimenez Malla, mártir cigano.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Jeremias 13,1-14

O Senhor ordenou-me: «Vai comprar uma faixa de linho e cinge com ela a tua cintura, mas não a metas na água.» E eu comprei a faixa, de acordo com a palavra do Senhor, e com ela me cingi. Foi-me dirigida, pela segunda vez, a palavra do Senhor: «Toma a faixa que compraste, e que trazes contigo, e encaminha-te para as margens do Eufrates, e esconde-a ali na fenda de uma rocha.» Fui e escondi-a, junto do Eufrates, como o Senhor me havia ordenado. Passados muitos dias, disse-me o Senhor: «Põe-te a caminho, em demanda das margens do Eufrates, a fim de buscar a faixa que, conforme as minhas ordens, ali escondeste.» Dirigi-me, então, ao rio e, tendo cavado, retirei a faixa do lugar onde a escondera. Vi, porém, que a faixa apodrecera e para nada mais servia. Então, o Senhor falou-me nestes termos: «Isto diz o Senhor: 'Da mesma forma, farei apodrecer a soberba de Judá e o grande orgulho de Jerusalém. Este povo perverso, que recusa ouvir as minhas ordens, que segue a obstinação do seu coração e vai atrás de deuses estranhos para os servir e adorar, tornar-se-á semelhante a esta faixa, que para nada serve. Assim como uma faixa se liga à cintura de um homem, assim Eu uni a mim toda a casa de Israel e a casa de Judá para que fossem o meu povo, a minha honra, a minha glória e a minha ufania. Eles, porém, não me escutaram'» - oráculo do Senhor. «Vai, pois, e diz-lhes: Assim fala o Senhor, Deus de Israel: 'A vasilha deve encher-se de vinho!' Se eles te responderem: 'Bem sabemos que toda a vasilha se deve encher de vinho!', tu lhes dirás:
Isto diz o Senhor: 'Vou encher de embriaguez todos os habitantes desta terra, os reis que se sentam no trono de David, os sacerdotes, os profetas e todos os habitantes de Jerusalém.

Despedaçá-los-ei uns contra os outros, os pais contra os filhos. Não terei compaixão, nem piedade, nem clemência para deixar de os destruir'» - oráculo do Senhor.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

O Senhor pede a Jeremias para realizar uma acção que seja um sinal do que se está a passar. Palavras e sinais muitas vezes acompanham a vida dos profetas, especialmente a de Jeremias e de Ezequiel. Mas, também nos Evangelhos, os sinais acompanham as palavras de Jesus. O Evangelho de João descreve a vida de Jesus como um conjunto de palavras e sinais. Com efeito, somos chamados a escutar e também a ver. O Concílio Vaticano II falou de "sinais dos tempos" que nós, os crentes, somos chamados a compreender através da leitura da Palavra de Deus, que é como o alfabeto que nos mostra o significado. O sinal/acção que Jeremias deve fazer é muito simples: esconder o cinto numa fenda ao longo do rio Eufrates (o que significa que Jeremias está exilado com o seu povo na Babilónia) para depois recuperá-lo completamente podre e, portanto, “para nada mais servia”. “Da mesma forma, farei apodrecer a soberba de Judá e o grande orgulho de Jerusalém”. O orgulho não leva a nada e reduz a vida a nada, como Jerusalém tinha sido reduzida pela devastação. Se não escutarmos Deus que fala e se escutarmos apenas a nós mesmos, convencidos das nossas razões, não iremos produzir nada de bom. O orgulho não só é a origem do pecado, mas também de uma vida vã, inútil. Mas o significado do cinto é explicado bem pelo Senhor a Ezequiel: “Assim como um cinto se liga à cintura de um homem, assim Eu uni a mim toda a casa de Israel e a casa de Judá para que fossem o meu povo, a minha honra, a minha glória e a minha ufania”. O Senhor pede-nos para nos juntarmos a Ele, para vivermos a nossa vida com Ele, para sermos o Seu povo, a Sua fama, o Seu louvor, a Sua glória. Deus quer-nos tanto bem que se baixa até nós. Ele próprio não vive para Si mesmo, quer que desfrutemos de uma aliança de amor com Ele. Podemos dizer que nós mesmos somos o Seu orgulho. Oração da Santa Cruz

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO