ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 27 de Setembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Jeremias 40,1-6

Palavra que foi dirigida pelo Senhor a Jeremias, depois que Nebuzaradan, chefe dos guardas, o libertou em Ramá, onde ele estava acorrentado entre os exilados de Jerusalém e de Judá que iam desterrados para a Babilónia. O chefe dos guardas mandou que lhe levassem Jeremias e disse-lhe:
«O Senhor, teu Deus, anunciou esta calamidade que caiu sobre este lugar.

O Senhor cumpriu e executou, como tinha anunciado, pois vós pecastes contra o Senhor e não ouvistes a sua voz. Por isso, vos aconteceu tudo isto.

Mas agora vou tirar as cadeias que tens nas tuas mãos. Se te agradar, vem comigo para a Babilónia, e eu cuidarei de ti. Mas, se preferes ficar, toda a terra fica à tua disposição, podes ir para onde melhor te parecer.

Se preferes, regressa para a companhia de Godolias, filho de Aicam, filho de Chafan, a quem o rei da Babilónia constituiu governador das cidades de Judá; habita, pois, com ele no meio do povo, ou onde melhor te aprouver.»
O chefe dos guardas deu-lhe víveres e presentes e deixou-o livre.

Partiu, pois, Jeremias para casa de Godolias, filho de Aicam, em Mispá, e habitou com ele no meio do povo que tinha ficado no país.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Os capítulos 39-45 contam a história do pequeno povo de Judá que sobreviveu à conquista de Jerusalém pelos babilónios. Emerge claramente como o profeta não é alheio à história do seu povo, mesmo sem renunciar a proclamar a Palavra de Deus neste momento difícil. Ele tinha sido preso juntamente com outros, mas a Palavra de Deus não pode ser acorrentada. É singular como tenha sido o chefe dos guardas dos babilónios a libertar Jeremias e a mandá-lo para junto do rei, que tinha sido imposto a Judá após a conquista de Jerusalém. A Palavra de Deus ajuda sempre a compreender e a orientar a história mas é, sobretudo, nos momentos difíceis que precisamos d’Ela como o pão necessário para alimentar o nosso espírito para não ficarmos perdidos. A Palavra de Deus é tão forte e imprevisível que até mesmo o texto profético coloca na boca do chefe dos guardas, um estrangeiro, as palavras que Jeremias tinha várias vezes proferido: “O Senhor teu Deus predisse esta desgraça para este lugar e realizou-a. O Senhor fez conforme havia anunciado, pois pecastes contra Ele e não Lhe obedecestes. Foi por esse motivo que vos aconteceu tudo isto”. Ninguém pode impedir ao Senhor de fazer chegar a Sua Palavra aos homens: decerto não as correntes, não os opositores, não as guerras, não as dificuldades, nem sequer a recusa de escutar. Deus encontrará o caminho e os homens para continuar a falar ao mundo. O rei da Babilónia compreende a sabedoria das palavras que Jeremias tinha dirigido várias vezes ao seu povo, exortando-o a não ter medo dos Babilónios, submetendo-se e não fugindo. Como noutras ocasiões, está-se a preparar uma nova violência, alimentada por grupos rivais, que não aceitam continuar a viver a fé no seu Deus mesmo numa nova situação de menor independência. Quantos cristãos vivem a própria fé em situações difíceis, muitas vezes de perseguição ou grandes privações. No entanto, Deus nunca abandona os Seus fiéis, assim como não abandonou Jeremias no momento da necessidade.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO