ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Recordação de Maria Salomé, mãe de Tiago e de João, que seguiu o Senhor até à cruz e O depôs no sepulcro. Memória do beato João Paulo II. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 22 de Outubro

Recordação de Maria Salomé, mãe de Tiago e de João, que seguiu o Senhor até à cruz e O depôs no sepulcro. Memória do beato João Paulo II.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 21,15-19

Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-me mais do que estes?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.» Jesus disse-lhe: «Apascenta os meus cordeiros.» Voltou a perguntar-lhe uma segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-me?» Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.» Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas.» E perguntou-lhe, pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu és deveras meu amigo?» Pedro ficou triste por Jesus lhe ter perguntado, à terceira vez: ‘Tu és deveras meu amigo?’ Mas respondeu-lhe: «Senhor, Tu sabes tudo; Tu bem sabes que eu sou deveras teu amigo!» E Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais novo, tu mesmo atavas o cinto e ias para onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te há-de atar o cinto e levar para onde não queres.» E disse isto para indicar o género de morte com que ele havia de dar glória a Deus. Depois destas palavras, acrescentou: «Segue-me!»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Neste dia que recorda o início do seu pontificado, a Igreja celebra a memória do beato João Paulo II, exemplo de crente e de pastor em tempos difíceis. Desde jovem, viveu a dor e a pobreza de muitos e respondeu ao chamamento do Senhor dando a própria vida à Igreja e ao mundo. Foi um pastor que viveu intensamente a sua relação com Deus e fez do encontro com todos um estilo de vida. O seu testemunho faz-nos compreender melhor a exortação que Jesus fez a Pedro para O seguir. O Evangelho transporta-nos para os dias após a Ressurreição. Jesus regressa mais uma vez para as margens do lago de Tiberíades, precisamente onde Se tinha encontrado com Pedro três anos antes, chamando-o para a missão. Naquela mesma margem, como que para um novo começo, Jesus interroga Pedro sobre a coisa mais importante: o amor. Jesus sabe que a única coisa que poderá manter Pedro ligado a Ele para sempre não é o sentido do dever ou a força de vontade, mas apenas o desejo de retribuir com o seu afecto o amor infinito que recebeu. É por isso que Jesus lhe pergunta por três vezes, como que a realçar que nos encontramos perante a questão essencial que nos devemos pôr todos os dias. É a pergunta que condensa toda a Palavra proferida por Deus: “Tu amas-Me?”. A primeira resposta de Pedro é orgulhosa e amargurada porque julga que o Senhor não confia nele. Mas, a insistência do Mestre vence a sua resistência e expõe a sua fragilidade, fazendo-lhe sentir uma forte necessidade de se entregar, mais uma vez, a Ele para aprender o que significa amar com todo o coração, toda a mente e todas as forças. As palavras que Jesus profere a Pedro abrem uma brecha no futuro do apóstolo. Pedro encontrará finalmente a sua estabilidade longe da auto-suficiência que imaginava. Entregar-se-á totalmente ao Senhor e deixar-se-á conduzir para chegar onde nunca teria imaginado. Assim se realiza a profecia de um pescador que conseguirá atrair, com as redes do Evangelho, multidões de homens para o Senhor. O longo pontificado de João Paulo II, com as numerosas multidões que reuniu e aproximou ao Senhor, é resultado desta obediência total ao Senhor. É o itinerário que todo o discípulo é chamado a percorrer. Não sabemos onde chegaremos e nem sequer quais serão as passagens deste caminho, mas a certeza da fidelidade do amor do Mestre torna-nos capazes de responder, desde já, à exortação de sempre: “Segue-Me”.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO