ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Memória da Apresentação no Templo da Mãe do Senhor. Esta festa, nascida em Jerusalém e celebrada também no Oriente, recorda ao mesmo tempo o antigo Templo e a oferta que Maria fez da Sua vida ao Senhor. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 21 de Novembro

Memória da Apresentação no Templo da Mãe do Senhor. Esta festa, nascida em Jerusalém e celebrada também no Oriente, recorda ao mesmo tempo o antigo Templo e a oferta que Maria fez da Sua vida ao Senhor.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 3,31-35

Nisto chegam sua mãe e seus irmãos que, ficando do lado de fora, o mandam chamar. A multidão estava sentada em volta dele, quando lhe disseram: «Estão lá fora a tua mãe e os teus irmãos que te procuram.» Ele respondeu: «Quem são minha mãe e meus irmãos?» E, percorrendo com o olhar os que estavam sentados à volta dele, disse: «Aí estão minha mãe e meus irmãos. Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

A festa da Apresentação de Maria ao Templo está ligada à dedicação da igreja de Santa Maria a Nova construída junto do Templo de Jerusalém no ano de 453. Maria, a “Theotokos” (Mãe de Deus), é o verdadeiro Templo onde é oferecido o único sacrifício aceite por Deus. Com esta memória é acolhida a tradição do apócrifo Proto-Evangelho de Tiago que narra a consagração a Deus de Maria adolescente. É uma devota tradição que nos induz a pensar na urgência de levar a Deus os muitos adolescentes de hoje que muitas vezes são impedidos não só de apreciar as coisas lindas mas também até a própria vida. Precisamos de envidar todos os esforços para guardar esses pequenos para que, libertados de uma sociedade que os faz crescer na senda do egoísmo e da vaidade possam, pelo contrário, crescer na senda do Evangelho. O evangelista Marcos leva-nos para uma cena evangélica que nos chama a atenção sobre a urgência de seguirmos o ensinamento de Jesus. É uma página que pode parecer dura para com a Mãe de Jesus, mas na verdade, representa o caminho que Maria percorreu desde sempre. Conta que Jesus está numa casa e que há uma multidão apinhada à Sua volta para O escutar. Ao chegarem os Seus parentes, com a Mãe, mandam-n’O chamar. Os parentes “ficam do lado de fora” escreve o evangelista, dando obviamente uma indicação não apenas espacial. Só os que “estão dentro” e que escutam a Sua Palavra, diz Jesus, é que são a Sua verdadeira família. A comunidade cristã nasce sempre da escuta da Palavra de Deus e vive da escuta d’Ela. E todos nós, devemos estar atentos para não cairmos na tentação de nos considerarmos “parentes” de Jesus, isto é, de pensarmos que já não precisamos de nos reunir à Sua volta para O escutar, como se o acesso a Ele fosse “natural” e certo. Isto é, não basta pertencer ao grupo dos cristãos para termos a salvação. Precisamos, todos os dias, de entrar “dentro” da comunidade para escutar o Evangelho tal como a Igreja O proclama. E não se é discípulo uma vez por todas! Precisamos de escutar o Evangelho todos os dias e de O acolher no coração.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO