ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Memória de Lázaro de Betânia. Oração por todos os doentes graves e pelos moribundos. Recordação dos mortos de SIDA. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 17 de Dezembro

Memória de Lázaro de Betânia. Oração por todos os doentes graves e pelos moribundos. Recordação dos mortos de SIDA.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 21,28-32

«Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: ‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha.’ Mas ele respondeu: ‘Não quero.’ Mais tarde, porém, arrependeu-se e foi. Dirigindo-se ao segundo, falou-lhe do mesmo modo e ele respondeu: ‘Vou sim, senhor.’ Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?» Responderam eles: «O primeiro.»
Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo: Os cobradores de impostos e as meretrizes vão preceder-vos no Reino de Deus.

João veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os cobradores de impostos e as meretrizes acreditaram nele. E vós, nem depois de verdes isto, vos arrependestes para acreditar nele.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

A parábola que acabamos de escutar é própria de Mateus. O Senhor, logo depois da pergunta sobre a autoridade que Lhe foi feita pelos sumos-sacerdotes, expõe a parábola do pai que manda os dois filhos trabalhar na vinha. O primeiro diz que “não”, mas depois vai trabalhar enquanto que o segundo faz exactamente o contrário. E Jesus conclui que, obviamente, é o primeiro e não o segundo quem realiza a vontade do pai. Com efeito, o primeiro tinha dito “não”, mas arrepende-se e vai trabalhar na vinha. Quem sabe, provavelmente ficou-lhe impressa na memória o rosto do pai entristecido pela resposta tola ou ter-se-á apercebido do estado deplorável em que a vinha se encontrava. A conclusão é o arrependimento pela primeira resposta e a decisão de obedecer ao pai. O arrependimento – a Bíblia evidencia-o várias vezes – apaga um grande número de pecados. Não é um mal não ter vontade; o mal está em continuar a dizer “não”. Não é um mal sentir o freio do próprio egocentrismo; é mal deixarmo-nos dominar por ele. Esta parábola evangélica põe a nu a contraposição que existe entre o “dizer” e o “fazer” que muitas vezes caracteriza o nosso comportamento. Trata-se de uma contraposição que divide os homens entre si, como se houvesse de um lado, os que fazem e do outro, os que dizem. Pouco mais adiante, Jesus evidenciará o “cancro” da doutrina e da piedade farisaica precisamente no contraste entre o dizer e o fazer: “…mas não imiteis as suas acções, pois eles dizem e não praticam” (23, 3). É este o pior perigo no serviço de Deus e dos homens. As palavras do Evangelho levam a examinar bem a nossa vida. E, se calhar aperceber-nos-emos que esta parábola se refere a todos nós. Na verdade, quantas vezes amamos só com palavras? Quantas vezes, enchemos a boca de discursos mas, depois os nossos dias são vazios de compromissos e de atenções? Quantas vezes, estamos prontos a acusar os outros pelo comportamento errado que tiveram e somos mais do que indulgentes para connosco? O Senhor lembra-nos que o comportamento conta, isto é, que o que conta é amar de verdade, é sermos misericordiosos com os factos, é sermos deveras amigos e solidários com os pobres. Não é aquele que faz bons discursos que se salva, mas aquele que pratica coisas boas. Jesus já o tinha dito no início da Sua pregação: “Nem todo aquele que Me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai que está no céu” (Mt 7, 21). A própria fé não consiste em pronunciar, antes de mais, fórmulas correctas, mas sim, pôr em prática o Evangelho do amor e com todos, incluído os inimigos. O mundo de hoje não precisa de muitas palavras mas de homens e mulheres que saibam mostrar com a própria vida a verdade e a beleza do Evangelho do amor. Jesus foi o primeiro a fazê-lo: deixa o Céu e vem para a Terra e faz-Se Menino para ter a força apenas do amor do Pai.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO