ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

Jornada europeia de Memória da Shoah. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 27 de Janeiro

Jornada europeia de Memória da Shoah.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 3,22-30

E os doutores da Lei, que tinham descido de Jerusalém, afirmavam: «Ele tem Belzebu!» E ainda: «É pelo chefe dos demónios que expulsa os demónios.» Então, Jesus chamou-os e disse-lhes em parábolas: «Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode perdurar; e se uma família se dividir contra si mesma, essa família não pode subsistir. Se, portanto, Satanás se levanta contra si próprio, está dividido e não poderá subsistir; é o seu fim. Ninguém consegue entrar em casa de um homem forte e roubar-lhe os bens sem primeiro o amarrar; só depois poderá saquear-lhe a casa. Em verdade vos digo: todos os pecados e todas as blasfémias que proferirem os filhos dos homens, tudo lhes será perdoado; mas, quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão: é réu de pecado eterno.» Disse-lhes isto porque eles afirmavam: «Tem um espírito maligno.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Este trecho evangélico é precedido por dois versículos que referem a opinião negativa que os familiares de Jesus tinham d’Ele. Perante as críticas que suscitava pela Sua obra, tentavam escusá-l’O dizendo: “Ficou louco” (20-21). De facto, estes familiares revelavam aquela estranha aliança que muitas vezes se cria entre os “familiares” e os escribas para bloquear a pregação de Jesus. Para os familiares, Jesus está louco, fora de Si, é um exagerado; para os escribas, está possuído pelo demónio. Esta última acusação, obviamente, é bem mais grave do que a primeira, porque coloca Jesus do lado do inimigo de Deus. Na verdade, agiria unicamente sob inspiração das forças do mal. Mas, o que tanto os familiares quanto os escribas não entendem, é a razão pela qual muita gente vai ter com Jesus. E todos ficam contentes, felizes, cheios de esperança sempre que O escutam. Mas é justamente isso que incomoda os escribas, os fariseus e, por fim, os próprios familiares. O bem gera sempre invejas, rompe equilíbrios ilícitos ou põe-nos em dúvida, inquieta, pede, de qualquer modo, um confronto. E os fariseus de turno ou os familiares, não suportam que Jesus, que o Evangelho, rompa os equilíbrios estabelecidos pelo próprio egocentrismo, não aceitam que a vida fuja ao controlo deles. Por isso, procuram, de todas as maneiras, desacreditá-l’O precisamente diante das pessoas. Gostariam que mais ninguém fosse ter com Ele. Quantas vezes, ainda hoje, se tenta desacreditar a Igreja ou os crentes, com mentiras e acusações totalmente gratuitas! Jesus, no entanto, responde aos escribas, depois de os ter ridicularizado com o exemplo da casa dividida em si mesma. E exorta a não confiar nas próprias forças e a não ficar seguros de si mesmo, porque corre-se o risco de subestimar a força do mal e sucumbir ao mesmo. Só Jesus é que é capaz de amarrar o homem forte (o mal) e, portanto, de não Se deixar levar por ele. Os pobres, os doentes, os pecadores, tinham-se apercebido disso e é por isso que O procuravam confiando na Sua misericórdia e na Sua força. É uma grande lição também para nós muitas vezes tentados pela auto-suficiência e incapazes de invocar a ajuda de Deus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO