ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 19 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 19,23-30

Jesus disse, então, aos discípulos: «Em verdade vos digo que dificilmente um rico entrará no Reino do Céu. Repito-vos: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino do Céu.» Ao ouvir isto, os discípulos ficaram estupefactos e disseram: «Então, quem pode salvar-se?» Fixando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus tudo é possível.» Tomando a palavra, Pedro disse-lhe: «Nós deixámos tudo e seguimos-te. Qual será a nossa recompensa?» Jesus respondeu-lhes: «Em verdade vos digo: No dia da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do Homem se sentar no seu trono de glória, vós, que me seguistes, haveis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna. Muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos serão os primeiros.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O jovem rico acabou de se ir embora, triste. Preferiu ficar com as suas riquezas em vez de as deixar e seguir Jesus. Prefere os bens àquele Mestre. Jesus, dirigindo-Se logo depois aos discípulos – com alguma tristeza por não ter convencido aquele jovem – diz que é difícil que um rico entre no Reino do Céu. Jesus não diz que é impossível. Não diz de maneira maniqueísta que a riqueza é um mal. É, no entanto, uma condição que facilita a avidez, que propicia a avareza, que leva a esquecer mais facilmente o próximo, que favorece o apego aos bens materiais. Para fazer entender esta dificuldade, dá um exemplo deveras incrível: “É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. É um exagero que induz a pensar. E, efectivamente, os discípulos reagem imediatamente: “Então, quem pode ser salvo?” É uma pergunta que deveria ecoar com mais força num mundo em que possuir bens é uma das metas perseguidas com maior empenho, com determinação e a qualquer custo. De resto, Jesus não pode suavizar o perigo das riquezas perante a vida cristã, diria simplesmente humana. Jesus admoestou várias vezes os discípulos que não é possível servir Deus e a riqueza, isto é, o dinheiro (Mt 6, 24). E, infelizmente, na sociedade moderna, o dinheiro, a riqueza, os bens tornaram-se ídolos que exigem uma total dedicação. E, nos seus altares, sacrifica-se facilmente também a vida. Parece impossível que um rico se possa salvar. Mas Jesus responde logo a seguir: “Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível”. A fé, o total abandono a Deus, move o coração do homem pelas coisas para a confiança cega em Deus. Pedro começa a entender e pergunta a Jesus o que é que receberão aqueles que abandonam tudo e se entregam a Deus. E Jesus dá uma resposta extraordinária que mostra a generosidade de Deus para quem se entrega a Ele. Receberá cem vezes mais daquilo que deixou. Isto é, estará circundado por irmãos e irmãs e a fraternidade deles cobri-lo-á de amor. É o sentido da vida comum que é doada aos discípulos de Jesus. E, depois da morte, a vida eterna. É o oposto do que normalmente se acredita: o Evangelho não tira nada, antes pelo contrário, enriquece a vida, tanto nesta Terra quanto depois.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO