ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Memória de São Jerónimo, doutor da Igreja, morto em Belém em 420. Traduziu a Bíblia para a língua latina. Oração para que a voz das Escrituras seja ouvida em todas as línguas. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 30 de Setembro

Memória de São Jerónimo, doutor da Igreja, morto em Belém em 420. Traduziu a Bíblia para a língua latina. Oração para que a voz das Escrituras seja ouvida em todas as línguas.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 9,51-56

Como estavam a chegar os dias de ser levado deste mundo, Jesus dirigiu-se resolutamente para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, a fim de lhe prepararem hospedagem. Mas não o receberam, porque ia a caminho de Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma?» Mas Ele, voltando-se, repreendeu-os. E foram para outra povoação.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Com este trecho, Lucas inicia a secção central do seu Evangelho: a viagem de Jesus com os discípulos para Jerusalém, que terminará com a ascensão de Jesus ao Céu e o Seu regresso ao Pai. Até então, Jesus tinha-Se quedado pela Galileia, mas sabia que o Evangelho – mesmo a custo da Sua própria morte – deveria ser proclamado em Jerusalém, no coração do povo de Israel. Os discípulos queriam dissuadi-l’O, mas Jesus “firmemente” – com esta palavra o evangelista mostra a firme vontade do Mestre – encaminhou-Se para a Cidade Santa. Não ficou nos lugares habituais e seguros, longe da violência dos inimigos. Isto é, não quis ceder à tentação da tranquilidade do próprio horizonte habitual, como amiúde acontece a muitos de nós, defendendo-nos com a desculpa dos nossos limites, da nossa diocese, da nossa paróquia, dos nossos bairros, e assim por diante. O Evangelho não suporta limitações e provincianismos, mesmo que isso signifique dificuldades e recontros. O Papa Francisco repete que o Evangelho deve prosseguir pelo caminho e alcançar as periferias humanas e existenciais. Ele está destinado a esses lugares, porque é ali que deve levar libertação e alívio. Desde o início da Sua pregação – ou melhor, da Sua própria vida, basta pensar na violência homicida de Herodes – Jesus encontra hostilidade e inospitalidade, mas não Se deixa parar. A obediência ao Pai e a urgência em proclamar o Evangelho do amor têm a primazia absoluta na Sua vida. Portanto, Jesus toma a firme decisão, isto é, obedecendo de boa vontade e radicalmente a Deus, dirige-Se para Jerusalém. O evangelista anota que mandou à frente alguns discípulos “para Lhe prepararem a entrada”. A primeira etapa foi numa aldeia da Samaria. Chegados a um povoado, os discípulos depararam-se, no entanto, com uma firme recusa por parte dos samaritanos daquela aldeia. Não queriam que fossem para Jerusalém, tamanha era a hostilidade para com a capital hebraica. Tiago e João – justamente irritados – quiseram exterminar toda a aldeia. Mas Jesus responde com o amor à indiferença de quem não O quis acolher e repreendeu duramente - anota Lucas - o “zelo” violento dos dois discípulos. Mais uma vez, emerge claramente a visão evangélica da vida que Jesus nos propõe: para Ele não há inimigos para abater ou destruir mas apenas pessoas para amar, para torná-las irmãs. E os discípulos são, de qualquer modo, chamados a continuar a Sua missão de preparar os corações dos homens para acolher o Senhor, sabendo que Ele não deseja a morte do pecador mas sim, que se converta e que viva.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO