ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 29 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 13,22-30

Jesus percorria cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. Disse-lhe alguém: «Senhor, são poucos os que se salvam?» Ele respondeu-lhes: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, ficareis fora e batereis, dizendo: ‘Abre-nos, Senhor!’ Mas ele há-de responder-vos: ‘Não sei de onde sois.’ Começareis, então, a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo e Tu ensinaste nas nossas praças.’ Responder-vos-á: ‘Repito-vos que não sei de onde sois. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade.’ Lá haverá pranto e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacob e todos os profetas no Reino de Deus, e vós a serdes postos fora. Hão-de vir do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul, sentar-se à mesa no Reino de Deus. E há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O trecho evangélico inicia apresentando Jesus que está a ensinar enquanto prossegue o Seu caminho em direcção de Jerusalém. Jesus não caminha entre os homens sem olhar para quem encontra, concentrando-Se apenas em Si mesmo ou nos Seus problemas pessoais. Jesus tem uma meta, Jerusalém, mas não Se dirige para lá só por Ele. Vai morrer na Cidade Santa porque quer salvar todos. Com efeito, não é Ele quem precisa de ser salvo, mas os homens. Neste contexto, assume relevância a pergunta que alguém faz a Jesus sobre o número dos que se salvarão. O interlocutor refere a preocupação que nascia naquele tempo sobre o número dos salvados, visto que entre os rabinos, alguns excluíam da salvação aqueles que não respeitavam as disposições. Desse modo, duvidava-se que todo o povo de Israel se pudesse salvar. Num apócrifo hebraico, por exemplo, lê-se: “O Altíssimo fez este século para muitos, enquanto que o futuro será para poucos” (IV livro de Esdras). Pelo contrário, Jesus afirma que não se entra no Reino de Deus por simples pertença ao povo de Israel ou a uma nação ou a uma etnia ou a uma cultura e assim sucessivamente. É a fé que salva. É o acolhimento de Jesus como próprio salvador que nos liberta das escravidões do mundo. Portanto, é decisiva a escolha que o discípulo realiza perante a chamada do Mestre. Jesus não responde directamente à pergunta sobre o número dos que se salvarão. Diz apenas que chegou o momento da escolha. É sobre ela que se realiza o julgamento. E, quando chegar o dia do julgamento, não serve de nada apresentar direitos de pertença a um povo ou ter participado em rituais religiosos. Antes pelo contrário – acrescenta Jesus – “muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus”. O que conta é decidir desde já seguir o Senhor, antes que seja tarde de mais. É este o sentido da imagem da porta estreita: perante a pregação do Evangelho, não podemos adiar a escuta, não podemos dilatar o tempo da escolha. Não há tempo a perder. Se o Evangelho é recusado, é como chegar à casa de que fala o trecho evangélico quando o dono já tiver fechado a porta. Será tarde de mais. Devemos estar atentos e vigilantes sempre que o Evangelho for proclamado: a nossa salvação depende daquela Palavra. Quem ficar de fora, quem não escutar, fica à mercê do príncipe do mal e sentirá o aperto do frio, da tristeza e a amargura da solidão. A afirmação de Jesus sobre aqueles “últimos” que serão os primeiros – o texto refere-se aos pagãos – evidencia a “primazia” da escuta: quem acolhe o Evangelho no coração e O põe em prática torna-se no primeiro no Reino do Céu.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO