ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 30 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 13,31-35

Naquela altura aproximaram-se dele alguns fariseus, que lhe disseram: «Vai-te embora, sai daqui, porque Herodes quer matar-te.» Respondeu-lhes: «Ide dizer a essa raposa: Agora estou a expulsar
demónios e a realizar curas, hoje e amanhã; ao terceiro dia, atinjo o meu termo.

Mas hoje, amanhã e depois devo seguir o meu caminho, porque não se admite que um profeta morra fora de Jerusalém.» «Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas aqueles que te são enviados! Quantas vezes Eu quis juntar os teus filhos, como a galinha junta a sua ninhada debaixo das asas, e não quiseste! Agora, ficará deserta a vossa casa. Eu vo-lo digo: Não me vereis até chegar o dia em que digais: Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor!»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Enquanto Jesus se encontra na Transjordânia, território sob o controlo de Herodes, alguns fariseus avisam-n’O que o rei está à Sua procura para matá-l’O. Não é o mesmo Herodes da infância de Jesus, mas é da mesma família. Podemos dizer que a oposição ao Evangelho é uma tradição que continua ininterruptamente. O poder malvado dos homens tem sempre medo da força do Evangelho, seja sob a forma da fragilidade de uma criança seja sob a forma da fragilidade de uma Palavra que não deixa de ecoar em todo o lado, pregando com clareza a primazia do amor. Esta pregação é impedida pelo Herodes de turno. Jesus poderia fugir para evitar o perigo de ser preso e morto, como aconteceu a João Baptista. E é bem possível que Jesus Se tenha apercebido que é sempre cada vez mais perigoso continuar a viagem em direcção de Jerusalém. Até os próprios fariseus que avisam Jesus se aperceberam disso. No entanto, Jesus não recua, não pode trair o Evangelho, não pode bloquear a Sua pregação. Sabe que, de qualquer modo, o Seu Evangelho é mais forte do que o poder de Herodes. Ou melhor, é preciso que a Boa Notícia do Reino seja proclamada ao longo das estradas da Galileia e da Judeia até dentro das muralhas de Jerusalém. Por isso, Jesus não foge de Herodes e nem sequer pára diante dos perigos. Responde aos fariseus: “Não convém que um profeta morra fora de Jerusalém”. E imediatamente profere aquela triste lamentação sobre a Cidade Santa que tanto se afastou de Deus até ao ponto de já nem sequer saber acolher a palavra dos profetas. Infelizmente, esta surdez tem consequências. O facto de não escutar a Palavra de Deus, levará Jerusalém para a destruição. Quanta amargura nestas palavras de Jesus: “Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!”. São palavras angustiadas do Senhor que provavelmente devemos repetir também hoje sobre muitas das nossas cidades, cada vez mais feridas pela violência. Só acolhendo a profecia de Deus, só se as palavras de amor tiverem cidadania nos corações dos homens, as nossas cidades e as nossas nações poderão encontrar o caminho de uma convivência mais pacífica e serena. Se a surdez à Palavra de Deus custa penosamente à cidade, não nos devemos esquecer que custa ainda mais aos discípulos a sua preguiça em proclamar a Palavra de Deus às cidades de hoje. Como fez na altura Jesus, também hoje, os crentes devem proclamar o Evangelho dentro da vida da cidade. Sabendo que ainda é verdade o que Jesus disse: “não convém que um profeta morra fora de Jerusalém”.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO