ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 25 de Novembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 21,5-11

Como alguns falassem do templo, dizendo que estava adornado de belas pedras e de ofertas votivas, respondeu: «Virá o dia em que, de tudo isto que estais a contemplar, não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.» Perguntaram-lhe, então: «Mestre, quando sucederá isso? E qual será o sinal de que estas coisas estão para acontecer?» Ele respondeu: «Tende cuidado em não vos deixardes enganar, pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo.’ Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis; é necessário que estas coisas sucedam primeiro, mas não será logo o fim.» Disse-lhes depois: «Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terramotos e, em vários lugares, fomes e epidemias; haverá fenómenos apavorantes e grandes sinais no céu.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Estamos na última semana do ano litúrgico. E a Santa Liturgia com este trecho, introduz-nos no texto do discurso de Jesus sobre o fim dos tempos (é chamado discurso escatológico). Na verdade, Lucas, juntamente com Mateus e Marcos, querem-nos comunicar aquilo que aprenderam estando em estrito contacto com Jesus, isto é, que os “últimos dias” já começaram com a própria vinda do Profeta de Nazaré. Nesse sentido, não devemos adiar o momento da conversão ao Evangelho para o fim dos tempos, isto é, esperar o instante oportuno, que nunca chegará. O momento de acreditar no Evangelho já chegou e é este. Não devemos perdê-lo correndo atrás das nossas indecisões ou dando ouvidos às nossas dilações. A decisão de seguir Jesus não deve ser adiada. Ou é agora ou corremos o risco de perdê-la para sempre. Jesus diz depois que a garantia do futuro e da salvação não está na magnífica construção do Templo, não está nas nossas construções humanas, fossem elas também religiosas, mas apenas na confiança n’Ele, precisamente, na fé, na escolha de segui-l’O. E, de facto, a fé não é simplesmente a adesão a verdades abstractas. A fé é apaixonar-se por Jesus, é deixar-se levar pelo Seu amor, é deixar-se levar pelo Seu projecto de amor sobre o mundo. Esta fé cheia de amor e de envolvimento existencial é a verdadeira pedra sólida sobre a qual edificar o presente e o futuro da nossa vida. É necessário, portanto, estarmos atentos aos falsos profetas, não só àqueles que estão fora de nós (como as modas e os costumes deste mundo) mas também àqueles que se escondem no coração de cada um de nós (como os hábitos, o orgulho, o amor-próprio). Esses falsos profetas devem ser rechaçados. O único mestre da nossa vida, o único Senhor que nos salva é Jesus e a única nossa profecia que ilumina os nossos dias é o Evangelho. E é, precisamente, a força do Evangelho que nos impede de nos resignarmos ao mal, de aceitarmos a situação presente sem esperança num futuro mais humano. Quantas vezes ouvimos dizer que o mundo sempre foi assim e que não podemos fazer nada! Essa resignação torna-se dramática se considerarmos as tragédias que continuam a abater-se sobre o nosso planeta. Ainda hoje, há povos que se combatem uns contra os outros ou violências que se abatem sobre inteiros povos e que continuam a ceifar vítimas ou até mesmo outros factos terrificantes que assustam e amedrontam. Mas o Senhor, diante de um mundo que não se sabe dar paz, pede-nos para sermos com Ele, operadores de paz e testemunhas da esperança num futuro de salvação. A fé consiste em decidir caminhar com Jesus, na certeza que a força da ressurreição derrotará o príncipe deste mundo e a força do mal será submetida ao poder do amor do Senhor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO