ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 28 de Janeiro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Hebreus 10,11-18

Todo o sacerdote se apresenta diariamente para oferecer o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem apagar os pecados. Cristo, porém, depois de oferecer pelos pecados um único sacrifício, sentou-se para sempre à direita de Deus, esperando, por último, que os seus inimigos sejam postos como estrado dos seus pés. De facto, com uma só oferta, Ele tornou perfeitos para sempre os que são santificados. É o que o Espírito Santo também nos atesta. De facto, depois disse: Esta é a aliança que estabelecerei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: ‘Porei as minhas leis nos seus corações e gravá-las-ei nas suas mentes; e não mais me recordarei dos seus pecados nem das suas iniquidades.’ Ora, onde há perdão dos pecados, já não há necessidade de oferenda pelos pecados.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O Senhor Jesus Cristo Sumo-Sacerdote ofereceu a própria vida por nós e pelo mundo. É este o único e definitivo sacrifício a Deus que transformou o curso da história. A consequência deste acto é, antes de mais, a glorificação de Cristo, que Se sentou à direita de Deus. Nos Evangelhos, a ascensão ao Céu indica a nova realidade onde o Senhor entra definitivamente. Há, depois, outras duas consequências que tocam a humanidade: uma nova aliança de Deus com a humanidade e o perdão dos pecados. A Carta cita a profecia de Jeremias no capítulo 31: “Esta é a aliança que vou concluir com eles, depois daqueles dias: Eu colocarei as minhas leis nos seus corações e gravá-las-ei na sua mente”. Coração e mente são as partes do corpo que, segundo a Bíblia, governam os pensamentos, os sentimentos, as acções. Deus dá aos homens uma lei que entra na profundeza deles. Não se trata tanto de códigos de comportamento, mas do próprio Espírito que, se acolhido no coração e na mente, suscita uma vida segundo Deus e a Sua Palavra. É uma lei “espiritual” e, portanto, bem mais forte dos preceitos mosaicos. O Espírito apodera-se do coração e da mente e suscita uma nova maneira de sentir e de viver. É Deus quem age através do Seu próprio Espírito. Nós devemos apenas acolhê-l’O como dádiva preciosa. Há, depois, o perdão: “Não Me lembrarei mais dos seus pecados e das suas faltas”. Da Cruz, Jesus perdoou aos Seus carnífices e, ao ladrão arrependido, prometeu-lhe o paraíso. No Seu sangue a aliança oferece o perdão: Deus reconstitui aquele antigo laço de amor e de amizade para com os homens, aquele pacto livre e oferecido a Israel que em Jesus assume uma nova dimensão. Deus perdoa sempre. Somos nós que, julgando-nos bons e justos, não reconhecemos o nosso pecado e, consequentemente, não pedimos perdão. Com Jesus, chegou o tempo em que já não é preciso oferecer sacrifícios ao Templo para obter o perdão. Na Eucaristia, Deus renova a aliança connosco e, ao mesmo tempo, dá-nos sempre o perdão. É Jesus o eterno e único sacrifício que se renova e dá a todos a possibilidade de perdão e de misericórdia. Não podemos não dar graças ao Senhor por esta oferta de amor que nos fez entrar numa eterna aliança, num pacto de amor que Deus nunca renegará. Certo, podemos interrompê-lo e, quando nos fechamos em nós mesmos, muitas vezes o rompemos. Mas a Palavra de Deus recorda-nos a dádiva do Espírito e a promessa do perdão.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO