ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 19 de Fevereiro


Leitura da Palavra de Deus

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Deuteronômio 30,15-20

«Repara que coloco hoje diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Assim, ordeno-te hoje que ames o Senhor, teu Deus, que andes nos seus caminhos, que guardes os seus mandamentos, preceitos e sentenças. Assim viverás, multiplicar-te-ás e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra em que vais entrar para dela tomar posse. Mas se o teu coração se desviar e não escutares, se te deixares arrastar e adorares deuses estranhos e os servires, declaro-vos hoje que, sem dúvida, morrereis; os vossos dias não se prolongarão na terra na qual ides entrar, passando o Jordão, para dela tomar posse.»

«Tomo hoje por testemunhas contra vós o céu e a terra; ponho diante de vós a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe a vida para viveres, tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, escutando a sua voz e apegando-te a Ele, porque Ele é a tua vida e prolongará os teus dias para habitares na terra, que o Senhor jurou que havia de dar a teus pais, Abraão, Isaac e Jacob.»


 

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

No início da Quaresma, somos todos colocados perante uma escolha, a de nos convertermos ao Senhor, abandonando o caminho do mal e da morte para seguir o caminho do bem e da vida. O Deuteronómio indica a possibilidade de viver na paz: amar o Senhor, andar nos Seus caminhos, respeitar os Seus mandamentos. A mesma exortação é retomada de maneira semelhante, no fim do trecho: “Escolhe, portanto, a vida, para que tu e os teus descendentes possais viver, amando ao Senhor teu Deus, obedecendo-Lhe e apegando-te a Ele”. Antes de mais, o amor. Tudo começa dali. Amar o Senhor significa escutá-l’O, acolher a Sua Palavra e, portanto, “andar nos seus caminhos”, isto é, segui-l’O “apegando-se a Ele”. Ninguém deve julgar que está à frente do Senhor, como de facto, gostaríamos de fazer julgando-nos mais sábios que o Evangelho. Os discípulos – precisamente porque tal – sabem muito bem que devem estar sempre atrás para seguir e para escutar. Também nos Evangelhos, Jesus pedirá aos discípulos para O seguirem. A oração, a escuta e a leitura da Palavra de Deus, ajudam-nos a segui-l’O. Muitas vezes na vida, gostaríamos todos de estar à frente, isto é, afirmarmo-nos a nós mesmos enquanto os outros deveriam seguir-nos, dar-nos ouvidos, anuir aos nossos hábitos e ceder às nossas motivações. Ser discípulo e amar o Senhor é uma escolha que deve ser renovada todos os dias, sobretudo, no tempo de Quaresma, tempo oportuno de conversão que ajuda a sairmos de nós mesmos para olharmos para Ele. Amando e seguindo, aprende-se também a obedecer aos Seus mandamentos, à Sua Palavra. O Deuteronómio indica que no amor de Deus e na obediência a Ele, se esconde o caminho da vida e da longevidade. É uma visão que, às vezes, é contestada na própria Bíblia, sobretudo quando nos deparamos com o sofrimento e a morte prematura do justo, como acontece, por exemplo, no livro de Job e no livro da Sabedoria. No entanto, não há dúvidas que a comunhão com o Senhor e a escuta da Sua Palavra tornam linda e humana a vida e são uma grande sabedoria para o mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO