ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Recordação de São Pancrácio, mártir aos 14 anos por amor do Evangelho. Oração pelas novas gerações, para que encontrem o Evangelho e o Senhor. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 12 de Maio

Recordação de São Pancrácio, mártir aos 14 anos por amor do Evangelho. Oração pelas novas gerações, para que encontrem o Evangelho e o Senhor.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 16,5-11

«Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ Mas, por vos ter anunciado estas coisas, o vosso coração ficou cheio de tristeza. Contudo, digo-vos a verdade: é melhor para vós que Eu vá, pois, se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se Eu for, Eu vo-lo enviarei. E, quando Ele vier, dará ao mundo provas irrefutáveis de uma culpa, de uma inocência e de um julgamento: de uma culpa, pois não creram em mim; de uma inocência, pois Eu vou para o Pai, e já não me vereis; de um julgamento, pois o dominador deste mundo ficou condenado.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O Senhor falou aos discípulos do ódio do mundo e das perseguições que haveriam de sofrer: “Porque vos disse estas coisas – continua Jesus - a tristeza encheu o vosso coração. Entretanto, digo-vos a verdade: é melhor para vós que Eu vá, porque, se não for, o Advogado não virá a vós. Mas, se Eu for, enviar-vo-l’O-ei”. Santo Agostinho comenta assim este trecho do discurso de Jesus fazendo-Lhe dizer: “É bom que esta forma de servo se afaste de vós; é verdade, Eu moro no meio de vós como Verbo que se fez Carne, mas não quero que continueis a permanecer unidos a mim de maneira sensível; não quero que, satisfeitos deste leite, desejais permanecer para sempre crianças. Se não vos retiro os alimentos delicados com que vos criei, não sentireis o desejo de um alimento mais sólido; se ficardes ligados à carne com mentalidade carnal, não sereis capazes de acolher o Espírito”. Para Jesus, chegou a hora de inaugurar o tempo da fé. Devemos fugir da tentação de pensar que este tempo é mais pobre do dos tempos dos apóstolos. Jesus nunca abandona os discípulos ao próprio destino. O Espírito Santo derramado nos corações deles inicia o tempo da Igreja. É o Espírito que sustém os discípulos, que os consola, que os conforta, que os guarda, que os ilumina, que os torna capazes de anunciar o Evangelho do amor para transformar o mundo. O Espírito torna vivas e activas as palavras evangélicas que eles receberam de Jesus durante os três anos que passaram com Ele. E o Espírito ajudá-los-á nos momentos difíceis que deverão enfrentar. Será obra do Espírito desvendar o mal: o Espírito “mostrará quem é o pecador, quem é o Justo e quem é o condenado”. O evangelista imagina como que uma grande assembleia onde é revelado, desmascarado, o mal que opera no mundo para o destruir. É o papel que os discípulos devem viver deixando-se guiar pelo Espírito. É necessário consumir os olhos ao perscrutar as Escrituras com a ajuda do Espírito para poder identificar o mal que opera no mundo e derrotá-lo com o amor. É a grave e fascinante tarefa que os cristãos têm ainda hoje, a de serem profetas que desmascaram o mal e que indicam, antes de mais, com o próprio exemplo, o caminho do bem.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO