ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Memória de São Bonifácio, bispo e mártir. Anunciou o Evangelho na Alemanha e foi assassinado enquanto celebrava a Eucaristia (+754). Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 5 de Junho

Memória de São Bonifácio, bispo e mártir. Anunciou o Evangelho na Alemanha e foi assassinado enquanto celebrava a Eucaristia (+754).


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Tobite 11,5-17

Entretanto, Ana estava sentada e olhava para o caminho, procurando descobrir o filho. Quando o viu, ao longe, disse ao marido: «Repara, aí vem o nosso filho, e com ele o seu companheiro.» Antes, porém, que Tobias chegasse junto do pai, disse-lhe Rafael: «Sei, com certeza, que os seus olhos se abrirão de novo. Unge-lhos com o fel do peixe: ao sentir ardor, esfregá-los-á, as cataratas desprender-se-ão e ele verá.» Ana deitou a correr e lançou-se ao pescoço do filho, dizendo: «Volto a ver-te, meu filho. Agora, já posso morrer!» E pôs-se a chorar. Tobite, tropeçando, encaminhou-se para a porta do pátio. Então o filho correu ao seu encontro, agarrou-o e derramou-lhe o fel nos seus olhos, dizendo: «Coragem, pai !» Enquanto lhe ardiam os olhos, esfregou-os, e as escamas desprenderam-se. Ao ver o filho, Tobite lançou-se-lhe ao pescoço e, chorando, disse: «Vejo-te, filho, tu que és a luz dos meus olhos!» E continuou:
«Bendito seja Deus e bendito o seu grande nome!
Benditos os seus santos anjos!
Que seu nome esteja sobre nós
e benditos sejam todos os seus anjos,
pelos séculos sem fim!
Ele puniu-me,
mas eis que volto a ver Tobias o meu filho.»

Tobias entrou, cheio de alegria, e glorificou a Deus. Contou ao pai todas as maravilhas que tinham acontecido na sua viagem; disse-lhe que trazia o dinheiro e que tomara Sara, filha de Raguel, por esposa: «Ela já aí vem, está muito perto das portas de Nínive.» Ao ouvir isto, Tobite, cheio de alegria e louvando a Deus, foi às portas de Nínive, ao encontro da nora. Vendo-o andar assim, com toda a segurança e sem ninguém o guiar pela mão, os habitantes de Nínive admiraram-se. Tobite, então, anunciava-lhes em alta voz que Deus fora misericordioso para com ele e lhe abrira os olhos. Assim que Tobite se encontrou com Sara, esposa do seu filho Tobias, abençoou-a e disse-lhe: «Sê bem-vinda, minha filha! Bendito seja Deus, que te trouxe para junto de nós e bendito seja o teu pai! Bendito seja Tobias, meu filho, e bendita sejas tu, filha! Entra e sê bem-vinda à tua casa; entra em bênção e alegria, filha!»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Neste episódio do regresso de Tobias a casa é o anjo Rafael quem toma a iniciativa. Chegados perto de Nínive, Rafael (que significa “Deus cura”) fala a Tobias e diz-lhe o que ele deve fazer quando se encontrar com o pai. Tobias obedece: mal vê o pai, abraça-o. Estamos no mesmo pátio (v. 10) onde Tobit tinha ficado cego. Tobit, tal como fizera Job com o filho José mal o viu (Gn 46, 30), lança-se-lhe ao pescoço e diz-lhe: “Luz dos meus olhos”. Tobias espalma-lhe o fel do peixe nos olhos e Tobit recupera a visão. Tudo nasce das palavras do anjo. E Tobias sabe muito bem que se escutar e puser em prática o que o anjo lhe disser, aquela palavra é eficaz. Com efeito, a Palavra deve reencontrar a Sua primazia na nossa vida para que se realize o projecto de Deus que é a nossa salvação. Tobit, readquirida a vista, dirige-se a Deus para O bendizer e agradecê-l’O porque usou para com ele a misericórdia e não o castigo. Em poucos versículos e por oito vezes, recorre ao verbo “bendizer”. Tobias, ao ver a alegria do pai, não contém a sua: “Entrou feliz em casa, bendizendo a Deus em voz alta” (v. 15). Também muitos habitantes de Nínive se alegraram ao verem o que acontecera. E Tobit, por sua vez, “testemunhava a todos que Deus tinha tido misericórdia dele e lhe tinha devolvido a visão” (v. 16). A alegria deste pai ao acolher às portas da cidade, a esposa do filho, é contagiosa. Toda a comunidade judaica de Nínive festeja a entrada de Sara, enquanto Tobit abençoa-a realçando, mais uma vez, a acção de Deus. A festa conclusiva (vv. 18-19) assemelha-se a uma nova celebração do casamento onde, no entanto, o protagonista já não é Tobias, mas o velho pai Tobit que via os seus últimos anos de vida abençoados de maneira extraordinária pelo Senhor. A sua alegria irreprimível não só contagia toda a comunidade, como também faz cair o muro de desconfiança que Nadab e Aicar tinham construído: vão-se felicitar com Tobit e reconciliam-se. A alegria do crente é contagiosa e transforma o mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO