ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias

Oração com os santos

A Igreja do Ocidente e a Igreja do Oriente recordam o nascimento de João Baptista, "o maior entre os que nasceram de mulher", que preparou a estrada ao Senhor. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 24 de Junho

A Igreja do Ocidente e a Igreja do Oriente recordam o nascimento de João Baptista, "o maior entre os que nasceram de mulher", que preparou a estrada ao Senhor.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 1,57-66.80

Entretanto, chegou o dia em que Isabel devia dar à luz e teve um filho. Os seus vizinhos e parentes, sabendo que o Senhor manifestara nela a sua misericórdia, rejubilaram com ela. Ao oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas, tomando a palavra, a mãe disse: «Não; há-de chamar-se João.» Disseram-lhe: «Não há ninguém na tua família que tenha esse nome.» Então, por sinais, perguntaram ao pai como queria que ele se chamasse. Pedindo uma placa, o pai escreveu: «O seu nome é João.»
E todos se admiraram.

Imediatamente a sua boca abriu-se, a língua desprendeu-se-lhe e começou a falar, bendizendo a Deus.

O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos, e por toda a montanha da Judeia se divulgaram aqueles factos.

Quantos os ouviam retinham-nos na memória e diziam para si próprios: «Quem virá a ser este menino?» Na verdade, a mão do Senhor estava com ele. Entretanto, o menino crescia, o seu espírito robustecia-se, e vivia em lugares desertos, até ao dia da sua apresentação a Israel.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

A Igreja festeja hoje o nascimento de João Batista. É uma festa muito antiga. Juntamente com Maria, João Baptista é o único santo de quem se recorda também o dia do nascimento. E isto porque a vida deles é inexplicável sem a referência a Jesus: nasceram para Jesus. Maria, para ser a mãe e João Baptista, para Lhe preparar o caminho. Na iconóstase bizantina os dois são representados ao lado de Cristo, inclinados diante d’Ele. Uma de um lado e o outro, do outro lado, com um gesto da mão a convidar os fiéis a dirigirem o próprio olhar para o Salvador. João nasceu para indicar aos homens o caminho para Jesus. Também é venerado no Islão: as suas relíquias encontram-se guardadas na actual mesquita dos Umayyad em Damasco, a antiga catedral. O evangelista Lucas narra o seu nascimento paralelamente ao de Jesus. Também sobre ele se poisou o olhar do Senhor. O anjo aparece a Zacarias, enquanto cumpria o seu serviço no Templo e anuncia-lhe o nascimento de um filho. Um anúncio que parece a Zacarias absolutamente inverosímil, uma vez que a mulher, Isabel, já está idosa e, portanto, estéril. Mas o anjo insiste e sugere a Zacarias também o nome que deve dar à criança: “Dar-lhe-ás o nome de João” (nome que significa “Deus é benevolente”). E é o que acontece. No momento do nascimento, Zacarias reencontrou a palavra e deu à criança o nome de João. O nascimento desta criança – cantado de modo admirável no afamado hino recitado por Zacarias e que a Igreja repete todos os dias, o Benedictus – inaugura uma nova vida para os dois pais idosos, no momento em que qualquer esperança parecia já ter desaparecido devido à esterilidade de Isabel. No entanto, aquele filho é, antes de mais, fruto da palavra do anjo e o seu nome é completamente novo: vem ao mundo para indicar Jesus aos homens do seu tempo. O seu exemplo, o seu testemunho, ajudam-nos também a nós e aos cristãos de todos os tempos: somos todos – como João Baptista - fruto do amor de Deus, nenhum de nós nasceu por acaso. E nascemos para sermos discípulos de Jesus e para prepararmos os corações dos homens para O acolherem como o Salvador do mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO