ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Memória dos primeiros mártires da Igreja de Roma durante a perseguição de Nero. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 30 de Junho

Memória dos primeiros mártires da Igreja de Roma durante a perseguição de Nero.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Gênesis 19,15-29

Ao amanhecer, os mensageiros insistiram com Lot, dizendo-lhe: «Ergue-te, foge com a tua mulher e as tuas duas filhas que estão aqui, a fim de não morreres também tu no castigo da cidade.»

E como ele se demorava, os homens agarraram-no pela mão, a ele, à mulher e às duas filhas, porque o Senhor queria poupá-los, e conduziram-nos para fora da cidade.

Depois de os terem conduzido para fora, um dos mensageiros disse-lhe: «Escapa-te, se quiseres conservar a tua vida. Não olhes para trás nem te detenhas em parte alguma do vale. Foge para o monte, de contrário morrerás.»

Lot disse-lhe: «Não, Senhor, peço-te!

Este teu servo mereceu a tua benevolência, pois demonstraste a tua imensa generosidade para comigo, conservando-me a vida, mas não poderei fugir até ao monte, pois a destruição atingir-me-ia antes e eu morreria. Há aqui perto uma cidade, na qual obterei refúgio. É muito pequena; permiti que eu vá para lá. É tão pequena! E salvarei a minha vida.» Ele disse-lhe: «Concedo-te ainda o favor de não destruir a cidade a que te referes. Apressa-te, porém, a refugiar-te nela, pois nada posso fazer antes de lá chegares.» Por isso, deram àquela cidade o nome de Soar.

Erguia-se o sol sobre a terra, quando Lot entrou em Soar.

Então, o Senhor fez cair do céu, sobre Sodoma e Gomorra, uma chuva de enxofre e de fogo, enviada pelo Senhor. Destruiu estas cidades, todo o vale e todos os habitantes das cidades e até a vegetação da terra. A mulher de Lot olhou para trás e ficou transformada numa estátua de sal.

Abraão levantou-se de manhã cedo e foi ao lugar onde tinha estado na presença do Senhor.

Voltando os olhos para o lado de Sodoma e Gomorra e para a extensão do vale, viu elevar-se da terra um fumo semelhante ao fumo de uma fornalha. Ao destruir as cidades do vale, porém, Deus recordou-se de Abraão e salvou Lot do cataclismo com que arrasou as cidades onde habitava Lot.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Esta página bíblica sugere que as cidades dos homens, quando se recusam de acolher os estrangeiros, são destinadas à destruição. De facto, os habitantes de Sodoma, levados por este sentimento de fecho opõem-se a Lot, irmão de Abraão, porque tinha ousado acolher alguns estrangeiros. A raiz desta atitude está num coração mesquinho que não sabe reconhecer os estrangeiros como próprios irmãos. Por isso, aqueles cidadãos também se sublevam contra Lot e recusam tê-lo como concidadão. Aquela cidade tinha construído muros e estabelecido confins para não acolher os forasteiros. Mas uma cidade, uma sociedade, um povo, se escolhe viver de portas fechadas trabalha, de facto, para o próprio empobrecimento. O fecho da cidade, como o dos corações, leva a uma vida triste que, mais cedo ou mais tarde, desemboca na dissolução. Mas a lógica do fecho aos outros é uma convicção tão radicada que até mesmo Lot, no fim, se deixa envolver. Com efeito, não consegue despegar-se da cidade. O Senhor ajuda-o “com um grande acto de compaixão” e põe-no a salvo. Deus vem ao encontro da nossa fraqueza e, na Sua misericórdia, livra-nos do mal ensinando-nos a viver com um coração grande.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO