Oração pela Igreja

Compartilhe Em

Festa da Virgem Maria do Monte Carmelo.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Êxodo 3,13-20

Moisés disse a Deus: «Eis que eu vou ter com os filhos de Israel e lhes digo: ‘O Deus dos vossos pais enviou-me a vós’. Eles dir-me-ão: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi eu?» Deus disse a Moisés:
«Eu sou aquele que sou.» Ele disse: «Assim dirás aos filhos de Israel: ‘Eu sou’ enviou-me a vós!»

Deus disse ainda a Moisés: «Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, Deus dos vossos pais, Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacob, enviou-me a vós: este é o meu nome para sempre, o meu memorial de geração em geração’.

Vai, reúne os anciãos de Israel e diz-lhes: ‘O Senhor, Deus dos vossos pais, Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, apareceu-me e disse: Observei-vos com atenção e vi o que vos tem sido feito no Egipto,

e Eu disse para comigo: Far-vos-ei subir da opressão do Egipto para a terra do cananeu, do hitita, do amorreu, do perizeu, do heveu, do jebuseu, para a terra que mana leite e mel’.

Eles escutarão a tua voz, e tu irás, tu e os anciãos de Israel, à presença do rei do Egipto, e dir-lhe-eis: ‘O Senhor, Deus dos hebreus, saiu ao nosso encontro; e agora permite-nos fazer uma peregrinação de três dias pelo deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor, nosso Deus.’

Eu bem sei que o rei do Egipto não vos deixará partir senão obrigado por mão forte.

Estenderei então a minha mão e ferirei o Egipto com todas as maravilhas que farei no meio dele.
Depois disso, deixar-vos-á partir.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Moisés ainda está titubeante e incerto perante a tarefa que lhe foi confiada. Põe à prova Deus prguntando-Lhe o Seu nome. Procura uma definição clara, uma segurança capaz de responder às muitas perguntas do mundo. Deus não Se recusa, apesar da Sua resposta ser quase enigmática. Moisés obtém a seguinte resposta: “Dirás assim aos filhos de Israel, Eu Sou enviou-me a vós”. Qual é o significado deste nome? Não é uma resposta evasiva, difícil. E nem sequer é uma definição abstracta e teórica! De um certo modo, Deus não responde. Ou melhor: a Sua verdadeira resposta é a proximidade ao Seu povo: Eu Sou Aquele que está contigo, que te acompanhará ao longo do caminho de libertação, que estará contigo na Terra Prometida. O nome de Deus está intimamente ligado à história, aos laços pessoais com o Seu povo. Não se conhece o nome de Deus em abstracto, como uma verdade sem a nossa humanidade, longe da experiência humana que tanto nos condiciona. Podemos dizer que Deus Se revela no momento em que entra em relação, na história, com aqueles que O acolhem, enquanto Se aproxima de nós, homens e mulheres do mundo. “Eu Sou Aquele que Sou” enquanto Se aproxima de nós. Na realidade, todo o homem, feito à imagem de Deus é ele mesmo precisamente quando se aproxima dos outros, se oferece a alguém. O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacob, é um Deus que Se revelou guiando a vida de homens que tiveram fé n’Ele, que O escutaram e O seguiram. Não é possível conhecer o nome de Deus senão num abandono confiante n’Ele e na história de todos os dias. E é um Deus que liberta da escravidão, para que o Seu povo seja deveras ele mesmo.