ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 24 de Julho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Êxodo 20,1-17

Deus pronunciou todas estas palavras, dizendo: «Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair da terra do Egipto, da casa da servidão. Não haverá para ti outros deuses na minha presença. Não farás para ti imagem esculpida nem representação alguma do que está em cima, nos céus, do que está em baixo, na terra, e do que está debaixo da terra, nas águas. Não te prostrarás diante dessas coisas e não as servirás, porque Eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus zeloso, que castigo o pecado dos pais nos filhos até à terceira e à quarta geração, para aqueles que me odeiam, mas que trato com bondade até à milésima geração aqueles que amam e guardam os meus mandamentos. Não usarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não deixa impune aquele que usa o seu nome em vão. Recorda-te do dia de sábado, para o santificar. Trabalharás durante seis dias e farás todo o teu trabalho. Mas o sétimo dia é o sábado consagrado ao Senhor, teu Deus. Não farás trabalho algum, tu, o teu filho e a tua filha, o teu servo e a tua serva, os teus animais, o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que está neles, mas descansou no sétimo dia. Por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e santificou-o. Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que o Senhor, teu Deus, te dá. Não matarás. Não cometerás adultério. Não roubarás. Não responderás contra o teu próximo como testemunha mentirosa. Não desejarás a casa do teu próximo. Não desejarás a mulher do teu próximo, o seu servo, a sua serva, o seu boi, o seu burro, e tudo o que é do teu próximo.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

O decálogo é o fulcro da aliança do Sinai. Dela, há duas versões: esta que acabámos de escutar e a outra referida no livro do Deuteronómio (5, 6-21), que difere da primeira, sobretudo, na motivação relativa ao sábado. As duas são introduzidas por uma declaração que, revelando quem é o Senhor, se coloca como fundamento de toda a Lei: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egipto”. As normas da Lei que seguem fundamentam-se na fé em Deus e na memória da sua acção libertadora. E observar a lei significa reconhecer Deus como o próprio único Senhor, não construindo, portanto, ídolos inúteis, repousar-se com o Senhor no dia de sábado, honrar a presença de Deus na vida do próximo, respeitando-a em todas as suas formas. No entanto, a Lei não se concentra apenas no fazer mas também e, sobretudo, no coração. As dez palavras que são propostas são uma ajuda para se viver uma boa existência longe de qualquer maldade. A lei admoesta contra os comportamentos que destoem a própria vida e a dos outros. Por isso, o decálogo é expresso de maneira negativa. Trata-se de evitar os caminhos que são perigosíssimos. E comanda também para “não desejar” (v. 17). Podemos perguntar: como é possível comandar o desejo? Mas é este o segredo da antiga Lei de Israel: o pecado em todas as suas formas, o esquecimento de Deus, a idolatria, o desprezo do próximo, a violência, tudo começa no coração, começa com o desejo. por isso, a Lei ousa até comandar no desejo, para purificar o coração, para transformar os sentimentos. Prestemos, pois, atenção nos desejos e nos sentimentos do coração, para que sejam conformes com os de Jesus Cristo, como escreve Paulo aos Filipenses (2, 5).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO