ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 4 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Números 12,1-13

Maria e Aarão falaram contra Moisés por causa da mulher etíope que ele tinha tomado, por ter desposado uma etíope; e disseram: «Acaso foi só a Moisés que o Senhor falou? Não falou também a nós?»
Ora o Senhor ouviu.

Na realidade, Moisés era um homem muito humilde, mais que todos os homens que há sobre a face da terra. Subitamente, o Senhor disse a Moisés, a Aarão e a Maria: «Ide vós três à tenda da reunião.» E foram os três. O Senhor desceu na coluna da nuvem, pôs-se à entrada da tenda e chamou Aarão e Maria. Aproximaram-se, e Ele disse: «Escutai bem as minhas palavras. Se existisse entre vós um profeta, Eu, o Senhor, manifestar-me-ia a ele numa visão. Eu me daria a conhecer em sonhos, falaria com ele. Não é assim com o meu servo Moisés? Eu estabeleci-o sobre toda a minha casa! Falo com ele frente a frente, à vista e não por enigmas; ele contempla a imagem do Senhor! Como é que não tivestes medo de falar contra o meu servo, contra Moisés?» A ira do Senhor inflamou-se contra eles e afastou-se. Retirou-se a nuvem de cima da tenda; e eis que Maria se encontrou coberta de lepra como neve. Aarão voltou-se para Maria e viu-a coberta de lepra. Disse Aarão a Moisés: «Por favor, meu senhor, não nos faças suportar esse pecado que cometemos e de que somos culpados. Que ela não seja como alguém que sai já morto do ventre de sua mãe e com a carne meio consumida.» Moisés suplicou ao Senhor: «Ó Deus, por favor, cura-a!»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Moisés torna-se objecto de críticas também por parte de Aarão. O motivo parece ser a mulher etíope, portanto, estrangeira, com quem se tinha casado. A tentação do povo de Israel era a de julgar tudo a partir da própria experiência, de acreditar apenas naquilo que compreende directamente, reconduzindo todas as coisas à própria visão e tradição. Deus é sempre mais amplo do que o nosso coração. O Senhor não aceita a murmuração, as divisões, pequenas ou grandes que sejam. Quer conduzir todos para uma vida agradável e plena, sem exacerbações, reservas, indiferenças que depois marcam a convivência e impedem o diálogo. As murmurações enfraquecem o povo, sempre, e fazem crescer a divisão, fazem nascer a suspeita, afastam o irmão, expõem todos à força do mal. Moisés era o homem mais manso entre todos os homens da terra. É humilde, diz o livro dos Números, e esta é a sua força. Ele não responde, mas deixa que seja Deus a intervir para o defender. É um homem corajoso mas permanece humilde porque sabe que tudo é fruto do amor de Deus. Quando não somos humildes, o nosso eu ilude-nos que sozinhos somos fortes, respondemos ao mal com o mal, fazendo assim, crescer as sementes de divisão. Moisés, o maior, aquele que conduz todo o povo da escravidão para a liberdade da Terra Prometida, apesar de tudo isso, é humilde. Quanto menos escutamos Deus, mais cresce o nosso orgulho. Deus pede aos três para se reunirem na tenda da reunião e repreende Aarão e Maria porque não tiveram temor em falar contra o Seu servo. A ira de Deus é o Seu sentimento forte, como a indignação de Jesus no Templo ocupado pelos mercadores; não é castigo mas é manifestação da Sua grande paixão. Compreendê-la ajuda-nos a avaliar as consequências dos nossos gestos, a dor que provocam no coração de Deus. Quando Ele Se retira, quando O perdemos por causa da nossa astúcia, o coração adoece, como acontece com Maria, a vida perde-se. Aarão apercebe-se, finalmente, das consequências do pecado e pede a cura. O próprio Moisés intercede por Maria e Aarão. É deveras humilde. Remete tudo nas mãos de Deus e não se eleva ele, a juiz do irmão.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO