ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 26 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

I Tessalonicenses 2,9-13

Na verdade, irmãos, recordais-vos dos nossos esforços e das nossas canseiras: trabalhando noite e dia para não sermos um peso a nenhum de vós, anunciámo-vos o Evangelho de Deus. Vós sois testemunhas, e Deus também, de como nos comportámos de modo recto, justo e irrepreensível para convosco, os que acreditastes. Sabeis que, tal como um pai trata cada um dos seus filhos, também a cada um de vós exortámos, encorajámos e advertimos a caminhar de maneira digna de Deus, que vos chama ao seu reino e à sua glória. Por isso, damos continuamente graças a Deus, porque, tendo recebido a palavra de Deus, que nós vos anunciámos, vós a acolhestes não como palavra de homens, mas como ela é verdadeiramente, palavra de Deus, a qual também actua em vós que acreditais.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo continua a sua auto-defesa neste trecho. Se no trecho anterior explicou o que não fez (1Ts 2, 1- 8), agora, o apóstolo quer realçar o bem que realizou. Optou por seguir um comportamento irrepreensível em conformidade com a Palavra que pregava: “Vós sois testemunhas… de como foi santo, justo e irrepreensível o nosso comportamento em relação a vós que acreditais”. O apóstolo sabe muito bem que o Evangelho é de Deus, certamente não seu nem de qualquer outro, mas também está ciente que a pregação será tanto mais eficaz quanto mais a sua vida se aproximar das suas palavras. Com efeito, o Evangelho não é uma doutrina que se deve aprender e comunicar; é uma Palavra forte e eficaz que transforma o coração e a vida daquele que A proclama e, consequentemente, também daquele que A escuta. O apóstolo não se posicionou em relação a eles como o transmissor de um novo saber, como um mestre de novas doutrinas. Colocou-se como um pai que se empenha com todas as suas forças para gerar novos filhos à fé. Recorda aos Tessalonicenses: “Como um pai trata os seus filhos, nós vos exortamos, encorajamos e admoestamos a viverdes de modo digno de Deus, que vos chama para o seu Reino e glória”. Com estas palavras, o apóstolo sabe que toca o coração dos Tessalonicenses e ajuda-os a prosseguirem na escuta do Evangelho e na vida fraterna. E agradece a Deus por isso: “Porque quando ouvistes a Palavra de Deus que vos anunciámos, acolheste-la não como palavra humana, mas como ela realmente é, como Palavra de Deus”. Podemos dizer que é a consolação do pastor que vê chegar a bom porto a sua pregação evangélica. E o apóstolo sabe muito bem que é aqui que se encerra o cerne da experiência cristã, a fé que a Palavra de Deus “age com eficácia em vós que acreditais” (v. 13).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO