ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 13 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 1,16-25

Eu não me envergonho do Evangelho, pois ele é poder de Deus para a salvação de todo o crente, primeiro o judeu e depois o grego. Pois nele a justiça de Deus revela-se através da fé, para a fé, conforme está escrito: O justo viverá da fé. De facto, a ira de Deus, vinda do céu, revela-se contra toda a impiedade e injustiça dos homens que, com a injustiça, reprimem a verdade. Porquanto, o que de Deus se pode conhecer está à vista deles, já que Deus lho manifestou. Com efeito, o que é invisível nele - o seu eterno poder e divindade - tornou-se visível à inteligência, desde a criação do mundo, nas suas obras.
Por isso, não se podem desculpar.

Pois, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram nem lhe deram graças, como a Deus é devido. Pelo contrário: tornaram-se vazios nos seus pensamentos e obscureceu-se o seu coração insensato. Afirmando-se como sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus incorruptível por figuras representativas do homem corruptível, de aves, de quadrúpedes e de répteis. Por isso é que Deus, de acordo com os apetites dos seus corações, os entregou à impureza, de tal modo que os seus próprios corpos se degradaram. Foram esses que trocaram a verdade de Deus pela mentira, e que veneraram as criaturas e lhes prestaram culto, em vez de o fazerem ao Criador, que é bendito pelos séculos! Ámen.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo acabou de referir o seu desejo de pregar o Evangelho também em Roma. Não se trata de uma sua presunção ou de uma sua mania. O apóstolo sabe que o Evangelho é um tesouro que lhe foi dado e que O deve comunicar aos outros, sobretudo aos pagãos. E não se envergonha porque o Evangelho contém a “força de Deus”, isto é, uma força capaz de actuar a “salvação de todo aquele que acredita”. Mas, para o apóstolo, a fé não é simplesmente a aceitação de uma doutrina; é, antes de mais, a adesão plena e total a Jesus. E todos, em primeiro lugar os hebreus e depois, também os gregos, são chamados a acolher o Senhor. A ânsia de comunicar este Evangelho “devora” Paulo. E deveria devorar também os discípulos de sempre, sobretudo deste nosso início de milénio que aguarda uma renovada pregação evangélica. Paulo cita uma passagem do profeta Habacuc: “Quem não é recto vai morrer, enquanto o justo viverá pela sua fidelidade” (Hab 2, 4). Neste texto, quem não é recto é o ímpio, aquele que se afastou de Deus. Pelo contrário, o justo é aquele que continua a ser fiel a Deus e a entregar-se a Ele. Por isso, a verdadeira vida provém unicamente da fé, da entrega total a Deus. Muitas são as maneiras mediante as quais os homens dos nossos dias tentam dar um sentido à própria vida; muitas vezes perseguem caminhos que se revelam frágeis, incertos e ilusórios. O caminho da vida plena é o iluminado pela fé e pelo temor de Deus. São os seguidores de Jesus: quem segue o Evangelho vence o pecado e a morte e participa na sua própria ressurreição. O Evangelho é força de mudança, é energia que transforma. E Paulo é testemunha directa: a sua própria vida foi transformada e posta ao serviço do Senhor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO