ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do tempo do Natal
Palavra de deus todos os dias

Oração do tempo do Natal

Memória dos santos inocentes. Oração por todos os que morrem vítimas da violência, desde o seio materno até à velhice. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do tempo do Natal
Segunda-feira, 28 de Dezembro

Memória dos santos inocentes. Oração por todos os que morrem vítimas da violência, desde o seio materno até à velhice.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Glória a Deus nas alturas!
E na terra paz aos homens!

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 2,13-18

Depois de partirem, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egipto e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procurará o menino para o matar.» E ele levantou-se de noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egipto, permanecendo ali até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor anunciou pelo profeta: Do Egipto chamei o meu filho. Então Herodes, ao ver que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o seu território, da idade de dois anos para baixo, conforme o tempo que, diligentemente, tinha inquirido dos magos. Cumpriu-se, então, o que o profeta Jeremias dissera:

Ouviu-se uma voz em Ramá,
uma lamentação e um grande pranto:
É Raquel que chora os seus filhos
e não quer ser consolada,
porque já não existem.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.

Aleluia aleluia, aleluia

Tanto a igreja do Oriente, como a do Ocidente, honram os santos inocentes mortos por ordem de Herodes na tentativa de eliminar Jesus. "Ainda não falam e já confessam Cristo! Não são capazes de lutar... e, no entanto, já carregam triunfantes a palma do martírio", canta um antigo Doutor da Igreja. A crueldade de Herodes é perturbante. O medo de perder o poder, mesmo diante de uma criança, leva-o a uma inaudita crueldade. Com efeito, Herodes parece personificar a força violenta do mal. No seu coração existe a fúria homicida que desencadeia dor, pranto, gritos e lamentações. Herodes quer salvar o seu poder a todo o custo, mesmo perpetrando uma matança inaudita e injustificável. A ferocidade do Mal é contrastada por José, destituído de qualquer poder, dotado apenas da força da fé. Ele, mais uma vez, ouve o anjo que lhe fala e obedece à sua palavra: "toma o Menino e a Sua Mãe e foge para o Egipto". Esta página evangélica não é relegada ao passado; ainda hoje, em muitos lugares da Terra, continua a matança dos pequenos e dos inermes. Milhões de crianças são dizimadas pela fome e pelas doenças; muitas são objecto de violência, de rapto e de exploração. É uma praga terrível que atinge transversalmente todo o mundo. Precisamos de homens e de mulheres que escutem hoje, como José, o anjo do Senhor e que tomem consigo as crianças e os humildes para os salvar da escravidão homicida do Príncipe do Mal que continua a ter servos insensatos que se deixam levar pela sua crueldade homicida.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO