ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Páscoa
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Páscoa
Sexta-feira, 1 de Abril


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Cristo ressuscitou dos mortos e não volta a morrer!
Ele vai à vossa frente para a Galileia!

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 4,1-12

Estando eles a falar ao povo, surgiram os sacerdotes, o comandante do templo e os saduceus, irritados por vê-los a ensinar o povo e a anunciar, na pessoa de Jesus, a ressurreição dos mortos. Deitaram-lhes as mãos e prenderam-nos até ao dia seguinte, pois já era tarde. No entanto, muitos dos que tinham ouvido a Palavra abraçaram a fé, e o número dos crentes elevou-se a cerca de cinco mil. No dia seguinte, os chefes dos judeus, os anciãos e os escribas reuniram-se em Jerusalém com o Sumo Sacerdote Anás, e ainda Caifás, João, Alexandre e todos os membros das famílias dos sumos sacerdotes. Mandaram comparecer os Apóstolos diante deles e perguntaram-lhes: «Com que poder ou em nome de quem fizestes isso?» Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes:
«Chefes do povo e anciãos,

já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e sobre o modo como ele foi curado,

ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se apresenta curado diante de vós.

Ele é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que se transformou em pedra angular.

E não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome, dado aos homens, que nos possa salvar.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Cristo ressuscitou dos mortos e não volta a morrer!
Ele vai à vossa frente para a Galileia!

Aleluia aleluia, aleluia

O trecho dos Actos que acabámos de escutar apresenta-nos a prisão de Pedro e de João por parte da guarda do Templo: "Prenderam-nos e meteram-nos na prisão até ao dia seguinte, porque já estava a anoitecer". Repete-se o que acontecera com Jesus, pouco tempo antes. A razão? Porque, depois da cura do estropiado, as pessoas acorriam para os escutar com interesse. Há um contraste mais ou menos latente mas contínuo entre a mentalidade egoística e maioritária deste mundo e o Evangelho. A Palavra de Deus é sempre não só um pouco alheia à mentalidade do mundo, mas também crítica. O Evangelho incomoda toda e qualquer violência, inquieta todo e qualquer bem-pensante, interroga toda e qualquer resignação e induz inexoravelmente a ultrapassar o amor-próprio. É o Evangelho que guia Pedro e João. Os sinedritas interrogam-nos: "Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?". E os apóstolos, sem temor, antes pelo contrário, com muita franqueza, respondem que o fizeram com o poder daquele Jesus que eles tinham crucificado. Aquele que eles pensavam que estava morto e derrotado para sempre, tinha sido ressuscitado por Deus e, agora, agia e falava ao mundo através deles, através daquele pequeno grupo de homens e de mulheres que se declaravam com sinceridade Seus discípulos. Pedro, retomando a imagem que Jesus tinha usado a seu tempo, respondeu: "Este Jesus é a pedra que vós, construtores, rejeitastes, e que se tornou a pedra angular. Não existe salvação em nenhum outro". Com estas palavras e com este testemunho, iniciava a pregação e a acção da primeira Igreja na história. Pedro e João tinham deixado para trás o medo e o temor: agora, com franqueza, anunciam com as palavras e as obras de cura, que o Senhor Jesus é o único salvador, o único verdadeiro Pastor do povo de Israel, o único que pode salvar o mundo inteiro: "debaixo do céu não existe outro nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO