ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Memória de Santo Estêvão (+1038), rei da Hungria. Converteu-se ao Evangelho e promoveu a evangelização do país. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 16 de Agosto

Memória de Santo Estêvão (+1038), rei da Hungria. Converteu-se ao Evangelho e promoveu a evangelização do país.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Ezequiel 28,1-10

Foi-me dirigida a palavra do Senhor nestes termos: «Filho de homem, diz ao príncipe de Tiro: Eis o que diz o Senhor Deus: Tu te encheste de orgulho, dizendo: ‘Eu sou um deus, estou sentado no trono de Deus, no coração do mar’, não sendo tu um deus mas apenas um homem; e, contudo, julgas-te igual a Deus. Consideras-te mais sábio do que Daniel: nenhum mistério te é obscuro. Foi pela tua sabedoria e inteligência que adquiriste riqueza e amontoaste ouro e prata em teus tesouros. Pela tua perícia para o comércio, acrescentaste as riquezas, e o teu coração ensoberbeceu-se. Por causa disto, assim fala o Senhor Deus: Já que te julgas deus, por isso, eis que farei vir contra ti estrangeiros, os mais bárbaros dos povos. Eles desembainharão a espada contra a tua sabedoria e macularão o teu esplendor. Far-te-ão descer à cova; morrerás de morte violenta no coração dos mares. Dirás ainda, à vista dos teus carrascos: ‘Eu sou um deus’, quando é evidente que não és senão um homem e não um deus, na mão do teu assassino. Morrerás da morte dos incircuncisos, aos golpes dos estrangeiros. Sou Eu quem o afirma» - oráculo do Senhor Deus.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O trecho que acabámos de ler enquadra-se no âmbito das palavras dirigidas pelo profeta aos povos. Neste caso, trata-se de Tiro, uma importante cidade comercial no actual Líbano. A Palavra de Deus fala também fora dos nossos habituais confins, é uma Palavra que todos podem escutar. Ezequiel colhe uma constante no comportamento dos povos: a soberba, o orgulho que leva à exaltação de si mesmo e da própria força. Para o profeta, o orgulho é o pecado original dos povos, o que mina na base a própria convivência. Lemos: "O orgulho apoderou-se do teu coração e disseste: Eu sou um deus…, mas és apenas um homem e não deus...". Em que consiste este pecado? O coração desta cidade está cheio de soberba pela sua avidez de poder, pela riqueza acumulada com o comércio. A Palavra de Deus irrompe na história com a Sua força para nos dizer, mais uma vez, que o pecado de orgulho, que leva a acreditar em nós mesmos, no nosso próprio poder, na força e que mira apenas ao enriquecimento de alguns num mercado sem escrúpulos, está ainda hoje na base de muitas injustiças, guerras, desigualdades. Deus não pode tolerar este comportamento. A Palavra de Deus admoesta-nos – como também fará Jesus – afirmando claramente que não existe composição e acordo entre servir a Deus e servir a riqueza. A palavra profética ecoa como uma grave admoestação: homens e povos que têm em mira apenas o próprio interesse julgando-se donos da vida do próximo e dos bens da Terra "descerão à cova", serão "rebaixados", porque Deus "eleva os humildes e derruba os poderosos e dispersa os soberbos de coração", enquanto "despede os ricos de mãos vazias". Nisto se revela quem somos de verdade e o que cada um deveria reconhecer para si: somos homens pobres e frágeis e não deuses omnipotentes. Por bem duas vezes, Ezequiel repete esta frase para nos admoestar. Sabe que no coração de cada um de nós, está radicada a tentação de nos colocarmos no lugar de Deus, de sermos donos de nós mesmos, num delírio de omnipotência. Na verdade, somos frágeis, fracos, mortais. Voltemos a considerar com humildade a nossa vida para não cedermos à tentação do poder e da riqueza, que muito mal faz ao mundo e cria tantas injustiças e uma grande miséria.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO