ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 23 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

II Tessalonicenses 2,1-3.13-17

Acerca da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo e da nossa reunião junto dele, pedimo-vos, irmãos, que não percais tão depressa a presença de espírito, nem vos aterrorizeis com uma revelação profética, uma palavra ou uma carta atribuída a nós, como se o Dia do Senhor estivesse iminente. Ninguém, de modo algum, vos engane.
Com efeito, antes deve vir a apostasia e manifestar-se o homem da iniquidade, o filho da perdição,

Nós, porém, devemos dar continuamente graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, pois Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação na santificação do Espírito e na fé da verdade. A isto Ele vos chamou por meio do nosso Evangelho: à posse da glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, irmãos, estai firmes e conservai as tradições nas quais fostes instruídos por nós, por palavra ou por carta. O próprio Senhor Nosso Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu, pela sua graça, uma consolação eterna e uma boa esperança, consolem os vossos corações e os confirmem em toda a obra e palavra boa.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Depois das severas descrições do julgamento divino sobre os homens que se deixam seduzir pelo maligno, o apóstolo agradece o Senhor por aqueles que permaneceram fiéis ao Evangelho. Eles são "irmãos amados do Senhor". De facto, o amor de Deus é o laço que une os membros da Igreja. Paulo recorda aos Tessalonicenses a especial graça que receberam: ser a primeira cidade da Macedónia onde o Evangelho foi proclamado. E podemos defini-la como a primeira comunidade cristã da Europa. Eles responderam a este privilégio, tornando-se num modelo para a Igreja "por toda a parte" (1Ts 1, 8). Como foram os primeiros a receber o Evangelho, assim deveriam ser os primeiros a testemunhá-l’O. Na verdade, tornaram-se num "centro de difusão" da Palavra: "Partindo de vós, a Palavra do Senhor propagou-se, não apenas pela Macedónia e Acaia, mas também por toda a parte se espalhou a fé que tendes em Deus, de modo que sobre isto nada precisamos de dizer" (1Ts 1, 8). Paulo queria que os Tessalonicenses continuassem a comunicar o Evangelho para fazer ecoar no coração dos homens a própria voz de Deus. Já na primeira Carta o apóstolo agradecia o Senhor: "O motivo do nosso contínuo agradecimento a Deus é este: quando ouvistes a Palavra de Deus que vos anunciámos, acolheste-la não como palavra humana, mas como ela realmente é, como Palavra de Deus, que age com eficácia em vós que acreditais" (1Ts 2, 13). O crescimento da pregação leva todos em direcção da salvação que é "possuir a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo" (2, 14). No entanto, enquanto caminhamos nesta Terra como peregrinos, ninguém pode considerar-se certo da salvação. Em tempos de tentação e de lutas, o cristão está sempre em perigo. É sempre possível fazer malograr a dádiva que nos foi dada, como recorda o apóstolo. Ninguém deve descuidar o mandamento de Deus, porque corre o risco de perder a própria vida: "Permanecei firmes e conservai as tradições que vos ensinámos de viva voz ou por meio da nossa carta" (2, 15). Paulo recorda aos Filipenses: "Comportai-vos como pessoas dignas do Evangelho de Cristo, assim, indo ver-vos ou estando longe, que eu oiça dizer: que estais firmes num só espírito, lutando juntos numa só alma pela fé do Evangelho, e que não temeis os vossos adversários. Para eles, isso é sinal de perdição, mas para vós é sinal de salvação; e isso vem de Deus" (Fl 1, 27 ss.). Há um laço forte entre o Evangelho anunciado e a vida da comunidade. Paulo escrevia isso também aos Coríntios: "Irmãos, lembro-vos o Evangelho que vos anunciei, que recebestes e no qual permaneceis firmes. É pelo Evangelho que sereis salvos, contanto que o guardeis do modo como eu vo-lo anunciei. De contrário, tereis acreditado em vão!" (1Cor 15, 1 ss). E pede ao Senhor para que console os seus corações e lhes confirme "para que façam e digam tudo o que é bom". Na verdade, tudo vem do amor do Pai que dá consolo e esperança.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO