ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Festa dos santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja etíope, uma das primeiras de África, venera São Miguel como seu protector. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 29 de Setembro

Festa dos santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja etíope, uma das primeiras de África, venera São Miguel como seu protector.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 1,47-51

Jesus viu Natanael, que vinha ao seu encontro, e disse dele: «Aí vem um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento.» Disse-lhe Natanael: «Donde me conheces?» Respondeu-lhe Jesus: «Antes de Filipe te chamar, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira!» Respondeu Natanael: «Rabi, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!» Retorquiu-lhe Jesus: «Tu crês por Eu te ter dito: ‘Vi-te debaixo da figueira’? Hás-de ver coisas maiores do que estas!» E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo: vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo por meio do Filho do Homem.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

A Liturgia recorda hoje os Santos Arcanjos: Gabriel, Rafael, Miguel. O nome deles indica a missão deles. Miguel significa: "Quem é como Deus?". É um nome que indica o seu poder de recordar aos homens a grandeza de Deus, contra o orgulho de quem se quer substituir a Deus. Com efeito, é Ele que, na tradição da Bíblia, luta contra o diabo, o príncipe da divisão que quer separar sempre com o orgulho, o homem de Deus. Gabriel significa: "Homem de Deus". É o Anjo que anuncia o que o Senhor está para fazer. Encontramos este Anjo no livro de Daniel e no Evangelho de Lucas. É Ele quem leva a boa notícia a Zacarias no Templo de Jerusalém e à Virgem Maria, em Nazaré. Rafael significa: "Curado por Deus". Todo o livro de Tobias tem-no a Ele como protagonista. Conduz Tobias por caminhos impérvios e bastante difíceis. Acompanha e cuida da sua vida e da dos seus entes queridos.
Na tradição bíblica os anjos, como sintetiza a Carta aos Hebreus: "são espíritos enviados por Deus para servir aqueles que deverão herdar a salvação" (1, 14). Deus confia-lhes a função de transmitir a Sua vontade. É verdade que Paulo recorda que há "um só mediador entre Deus e os homens: o homem Jesus Cristo" (1Tm 2, 5), no entanto, as Igrejas testemunham a função exercida por estes mensageiros de Deus na história da salvação. De qualquer modo, asseguram-nos a constante presença de Deus ao nosso lado. Além disso, Eles celebram no Céu, na presença de Deus, uma ininterrupta Liturgia celeste à qual os crentes se unem sempre que se celebra a Missa proclamando Deus, três vezes Santo.
E Jesus, com as Suas palavras dirigidas a Natanael revela-nos, hoje, uma grande verdade. Ele é, deveras, o único mediador entre Deus e os homens, é Ele quem abriu os Céus uma vez por todas. Através d’Ele, os Anjos descem para trazerem as dádivas celestes aos homens. Sempre através d’Ele, os Anjos sobem ao Céu para apresentar ao Pai nosso celeste todos os pedidos de graça, de bênção, de salvação. Eles estão misteriosamente presentes e sempre eficazes, precisamente, na oração que todos os dias dirigimos ao Senhor. "Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem". Os Anjos são pois, ministros do Senhor Jesus. Ministros da Sua graça, da Sua verdade, da Sua glória. Ministros do Seu amor para com os homens. Ministros de conforto e de consolação. Ministros que são chamados a acompanhar o homem no seu caminho até ao Céu. Eles testemunham, com o "subir e descer" deles, a constante presença do Senhor na nossa vida. Portanto, não tem cabimento, aquele temor que pode nascer nos crentes diante do acaso ou das forças obscuras da natureza. O Senhor não nos abandona. Ele lembra-se de nós com os Seus Anjos para que nada nos possa separar d’Ele impedindo-nos de estar à mercê das forças do mal.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO