ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 3 de Novembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Filipenses 3,3-8

Porque nós é que somos pela circuncisão: nós, os que prestamos culto pelo Espírito de Deus, nos gloriamos em Cristo Jesus e não confiamos na carne - ainda que eu tenha razões para, também eu, pôr a confiança precisamente nos méritos humanos. Se qualquer outro julga poder confiar nesses méritos, eu posso muito mais: circuncidado ao oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, um hebreu descendente de hebreus; no que toca à Lei, fui fariseu; no que toca ao zelo, perseguidor da Igreja; no que toca à justiça - a que se procura na lei - irrepreensível. Mas, tudo quanto para mim era ganho, isso mesmo considerei perda por causa de Cristo. Sim, considero que tudo isso foi mesmo uma perda, por causa da maravilha que é o conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor: por causa dele, tudo perdi e considero esterco, a fim de ganhar a Cristo

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

A comunidade de Filipos não está a viver um momento fácil. Compreende-se isso através deste trecho. Paulo tinha falado de adversários, aqui fala de "cães", de "maus operários" e de outros que provavelmente usam a circuncisão, sinal de pertença ao povo de Israel, como factor de superioridade no âmbito da comunidade que incluía pessoas de origens diferentes. O apóstolo é quase que obrigado a elogiar-se a si mesmo como membro perfeito do povo de Israel (vv. 5-6). No entanto, isso serve-lhe apenas para dizer que não é isso que tem valor diante do Senhor. Na verdade, não conta a "carne", isto é, a origem, a condição, a cultura e o que distingue dos outros, para se ser discípulo. Isto é, não se é discípulo nem por nascença nem por pertença, mas só por fé. Paulo considera isso tudo como "lixo" perante o dom que ele recebeu: a graça de encontrar o Senhor e de se tornar semelhante a Ele. Por isso ele vê a sua vida como uma corrida para se conformar a Cristo em tudo, para se imergir na Sua morte e ressurreição. Paulo transmite-nos também a nós o desejo de uma vida cristã totalmente virada para a realização da plena comunhão com o Senhor; até mesmo na tribulação, o cristão vive a mesma alegria à qual o apóstolo exorta os cristãos de Filipos (3, 1). Para que serve gloriar-se da carne, considerar-se superior por isso? Empobrecemo-nos e acabamos por nos tornarmos como o mundo! Muitas vezes, quando não sabemos contemplar a sublimidade do conhecimento de Jesus Cristo, isto é, a beleza da pérola preciosa que encontrámos, por graça, na nossa vida, os cargos, as considerações mundanas tornam-se importantes e criam, como em Filipos, divisões entre irmãos. Porque só a consciencialização de termos recebido tudo por graça, ajuda-nos a reconhecer o quanto somos amados e liberta-nos de cargos e esquemas que são do mundo e não do espírito.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO