ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 20 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Juízes 6,11-24a

Veio, então, o anjo do Senhor e colocou-se debaixo do terebinto de Ofra, que era propriedade de Joás, da família de Abiézer; e Gedeão, seu filho, estava a limpar o trigo no lagar, para o esconder da vista dos madianitas. O anjo do Senhor viu-o e disse-lhe: «O Senhor está contigo, valente guerreiro!» Respondeu-lhe Gedeão: «Por favor, meu Senhor: se o Senhor está connosco, então porque é que nos aconteceu tudo isto? Onde estão todas as maravilhas que nos contavam os nossos pais, quando diziam: ‘Não é verdade que o Senhor nos fez sair do Egipto?’ Pois agora o Senhor abandonou-nos e entregou-nos nas mãos dos madianitas.» O Senhor voltou-se para ele e disse: «Vai com toda a tua força, e salva Israel do poder dos madianitas; sou Eu que te envio.» Disse-lhe ele: «Por favor, meu Senhor, como salvarei eu Israel? A minha família é a mais pobre de Manassés, e eu sou o mais jovem da casa de meu pai!» Disse-lhe o Senhor: «Eu estarei contigo e tu hás-de derrotar os madianitas, como se fossem um só homem.» Gedeão respondeu: «Se, porventura, mereci o teu favor, mostra-me por um sinal que és Tu quem fala comigo. Por favor te peço: Não te afastes deste lugar até que eu venha ter contigo; trarei a minha oferta e colocá-la-ei na tua presença.» Ele disse: «Eu ficarei aqui até que regresses.» Gedeão foi preparar um cabrito e, com uma medida de farinha, preparou pães ázimos; pôs a carne num cesto e o molho numa panela; depois, levou tudo para baixo do terebinto e ofereceu-lho. Disse-lhe o anjo de Deus: «Toma a carne e os pães ázimos, põe-nos sobre esta rocha e espalha o molho.» Gedeão assim fez. O anjo do Senhor estendeu a extremidade do bastão que tinha na mão e tocou na carne e nos pães ázimos; saiu fogo da rocha e devorou a carne e os pães ázimos. Então, o anjo do Senhor desapareceu da vista dele. Gedeão viu que era o anjo do Senhor e disse: «Ai, Senhor Deus, que eu vi face a face o anjo do Senhor!» O Senhor disse-lhe: «A paz seja contigo! Não temas: não morrerás!» Gedeão erigiu ali um altar ao Senhor e chamou-lhe: «O Senhor é paz.» Até ao dia de hoje, este altar ainda está em Ofra de Abiézer.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Ao episódio de Débora, profetisa e juíza, segue imediatamente o ciclo de Gedeão, que ocupa três capítulos do livro. A história inicia com a constatação da escravidão dos madianitas que obrigam o povo a trabalhar para eles. Na verdade, no fim do trabalho, os madianitas requisitam toda a colheita do povo. No entanto, Gedeão, tenta enganá-los, escondendo a colheita para si. Entretanto, Israel não cessava de rezar ao Senhor para que fosse, mais uma vez, libertado da escravidão. O Senhor vê o sofrimento do Seu povo, escuta as suas preces e decide intervir. Apresenta-se, então a Gedeão, enquanto está a trabalhar. Apresenta-se sob a forma de um anjo que fala directamente a Gedeão, como no passado com Abraão e Moisés. O Senhor revela-Se sempre como palavra. "O Senhor está contigo". A resposta de Gedeão é, no entanto, plural: "Meu Senhor, se o Senhor está connosco, porque nos aconteceu tudo isto?". Compreende que a chamada do Senhor nunca é individual, é para todo o povo que ele, naquele momento, representa. Gedeão não está preocupado consigo, nem pelo seu futuro individual, mas por todo o povo de Israel. O Senhor responde escolhendo o próprio Gedeão e enviando-o para que derrote o mal de que se lamenta: "Vai. Com as tuas próprias forças, salva Israel dos Madianitas". Gedeão atemoriza-se com esta resposta. Como pode ele, o mais novo de uma família entre as mais pobres, combater um inimigo tão poderoso como os madianitas? Mas nada é impossível a Deus. O Senhor segue critérios diferentes dos humanos: Ele escolhe aquilo que o mundo despreza. É uma espécie de lei que atravessa toda a Sagrada Escritura. A força de Gedeão está no próprio Senhor: "Eu estarei contigo e tu derrotarás os Madianitas". Gedeão começa a acolher estas palavras. No entanto, quer continuar o diálogo com Deus para ter a certeza que é Ele mesmo quem lhe está a falar. Podemos dizer que quer "ver" Deus com os seus próprios olhos. E "vê-O" no contexto da hospitalidade. Gedeão, como num gesto litúrgico, oferece ao hóspede o alimento, mas é o próprio hóspede que toca nele e o torna santo. E a esse ponto, o anjo do Senhor desaparece da sua vista. Parece uma antecipação do encontro de Emaús. Desde os primeiros passos da história da salvação, a hospitalidade e o acolhimento aparecem como o lugar do encontro com Deus. O próprio Jesus dirá: "Estava com fome... era estrangeiro e recebestes-Me" (Mt 25, 31-46). E a Carta aos Hebreus recorda: "Não vos esqueçais da hospitalidade, pois algumas pessoas, graças a ela, sem saber acolheram anjos" (13, 2).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO