ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Memória de São João Paulo II, morto em 2005. Recordação de Maria Salomé, mãe de Tiago e de João, que seguiu o Senhor até à Cruz e O depôs no sepulcro. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 22 de Outubro

Memória de São João Paulo II, morto em 2005. Recordação de Maria Salomé, mãe de Tiago e de João, que seguiu o Senhor até à Cruz e O depôs no sepulcro.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 5,12-15.17-19.20-21

Por isso, tal como por um só homem entrou o pecado no mundo e, pelo pecado, a morte, assim a morte atingiu todos os homens, uma vez que todos pecaram... De facto, antes da Lei já existia o pecado no mundo; mas o pecado não é tido em conta quando não há lei. Apesar disso, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não tinham pecado por uma transgressão idêntica à de Adão, que é figura daquele que havia de vir. Com efeito, o que se passa com o dom gratuito não é o mesmo que se passa com a falta. Se pela falta de um só todos morreram, com muito mais razão a graça de Deus, aquela graça oferecida por meio de um só homem, Jesus Cristo, foi a todos concedida em abundância. De facto, se pela falta de um só e por meio de um só reinou a morte, com muito mais razão, por meio de um só, Jesus Cristo, hão-de reinar na vida aqueles que recebem em abundância a graça e o dom da justiça. Portanto, como pela falta de um só veio a condenação para todos os homens, assim também pela obra de justiça de um só veio para todos os homens a justificação que dá a vida. De facto, tal como pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores, assim também pela obediência de um só todos se hão-de tornar justos. A lei interveio para aumentar a falta, mas, onde aumentou o pecado, superabundou a graça. E deste modo, tal como o pecado reinou pela morte, assim também a graça reina pela justiça até à vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Esta página da Carta aos Romanos insere-se na história cristã no horizonte mais amplo da história humana. O apóstolo quer mostrar a força e a universalidade do amor de Jesus. A Sua história refere-se a toda a humanidade. Fala, portanto, de Adão para recordar que todos os homens são pecadores e, por isso, sujeitos à última consequência do pecado que é a morte. De facto, o pecado não é só um gesto pérfido, uma acção pontual e fechada em si mesma. O pecado é também uma condição de fraqueza e de limite que nos pertence por causa do orgulho e da auto-suficiência, radicados no nosso coração e que nos afasta de Deus colocando-nos à mercê do príncipe do mal. É o mistério do "pecado original", aquele que Adão deixou como herança a toda a humanidade. Tanto os homens como a Criação estão marcados por uma condição de pecado. E todos, homens e Criação, aguardam um novo nascimento. Portanto, Paulo afirma que, assim como todos os homens sofreram a perdição por obra de um só homem, Adão, agora todos podem alcançar a salvação por meio de um só homem, Jesus Cristo. É Ele que, por amor, assumiu sobre Si mesmo o peso da tristeza, da violência, do desespero, da inimizade e da morte que grava sobre a vida da humanidade. Com a Sua morte, Jesus destruiu qualquer morte e com a Sua ressurreição abriu o caminho da justiça e da paz. Os discípulos são chamados a darem graças por este mistério, que Deus escondeu aos sábios e aos poderosos, mas revelou aos pequeninos. Estamos todos envolvidos neste mistério por graça até nos tornarmos testemunhas influentes no mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO