ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 12 de Janeiro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 1,21-28

Entraram em Cafarnaúm. Chegado o sábado, veio à sinagoga e começou a ensinar. E maravilhavam-se com o seu ensinamento, pois os ensinava como quem tem autoridade e não como os doutores da Lei. Na sinagoga deles encontrava-se um homem com um espírito maligno, que começou a gritar: «Que tens a ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos arruinar? Sei quem Tu és: o Santo de Deus.» Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem.» Então, o espírito maligno, depois de o sacudir com força, saiu dele dando um grande grito. Tão assombrados ficaram que perguntavam uns aos outros: «Que é isto? Eis um novo ensinamento, e feito com tal autoridade que até manda aos espíritos malignos e eles obedecem-lhe!» E a sua fama logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus, com a Sua pequena comunidade de discípulos, entra em Cafarnaum, a capital da Galileia. E escolhe-a como residência do pequeno grupo de discípulos que tinha reunido. Não Se retira numa localidade afastada, longe da vida comum dos homens, para conduzir uma vida tranquila com o Seu pequeno grupo. De facto, Ele não veio para criar um espaço próprio que deve ser protegido e do qual se deliciar. O Pai tinha-O enviado para libertar os homens e as mulheres da solidão, do pecado e da morte. Estabelece-Se na cidade mais importante do Norte do País, Cafarnaum, com o fim de viver no tecido real da família humana. Em Cafarnaum encontram-se todas as cidades da altura e de hoje. E Ele pretende transformá-las a todas em lugares de paz e de fraternidade. A comunidade cristão, por mais pequena que seja, é exortada por Jesus a introduzir no tecido da vida citadina, a força do Evangelho e de afirmar que só Jesus é que é o Senhor da vida e não o dinheiro ou o poder e muito menos a injustiça e a corrupção. O evangelista Marcos anota que Jesus Se dirigiu "logo" para a sinagoga e pôs-Se a ensinar. O primeiro "serviço" que a Igreja presta na cidade é, precisamente, o de anunciar o Evangelho. A Igreja não tem mais nada para anunciar senão o Evangelho e a força de amor que transmite para transformar a vida de todos. Não existe um guião especial que deve cumprir. O único programa é, precisamente, o do Evangelho que transforma profundamente o coração e a mente de quem O acolhe. É este o sentido da anotação de Marcos quando escreve que Jesus fala "como quem tem autoridade e não como os doutores da Lei". E, de que tipo é a Sua autoridade, mostra-nos logo, libertando um homem possuído por um espírito mau. É uma palavra poderosa, eficaz, que comanda até sobre os espíritos maus que, mau grado, Lhe obedecem. O Evangelho é uma palavra com autoridade: não oprime, liberta os homens; não condena, salva.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO