ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Festa do Sagrado Coração de Jesus. Festa do apóstolo Barnabé, companheiro de Paulo em Antioquia e na primeira viagem apostólica. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 11 de Junho

Festa do Sagrado Coração de Jesus. Festa do apóstolo Barnabé, companheiro de Paulo em Antioquia e na primeira viagem apostólica.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São João 19, 31-37

Como era o dia da Preparação da Páscoa, para evitar que no sábado ficassem os corpos na cruz, porque aquele sábado era um dia muito solene, os judeus pediram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e também ao outro que tinha sido crucificado juntamente. Mas, ao chegarem a Jesus, vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. Porém, um dos soldados traspassou-lhe o peito com uma lança e logo brotou sangue e água. Aquele que viu estas coisas é que dá testemunho delas e o seu testemunho é verdadeiro. E ele bem sabe que diz a verdade, para vós crerdes também. É que isto aconteceu para se cumprir a Escritura, que diz: Não se lhe quebrará nenhum osso. E também outro passo da Escritura diz: Hão-de olhar para aquele que trespassaram.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Hoje, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Apesar de ser uma memória litúrgica bastante recente, afunda as suas raízes no próprio coração do cristianismo. O prefácio da Liturgia, quase que a querer mostrar-nos o profundo sentido, exorta-nos a contemplar o mistério do amor de Jesus: "Elevado na cruz, no seu amor ilimitado, deu a vida por nós e da ferida do Seu costado jorrou sangue e água, símbolos dos sacramentos da Igreja, para que todos os homens, atraídos pelo coração do Salvador, bebessem com alegria na fonte perene da salvação". A Liturgia canta o "Coração" de Jesus como fonte de salvação. Escreve João: "Um soldado atravessou-Lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água". Esta memória litúrgica é uma exortação que nos é dirigida para que prestemos atenção ao mistério daquele Coração que se esvazia para a nossa salvação. É um Coração de carne, que Se comoveu, que chorou, que Se enterneceu, que Se apaixonou, nunca para Si mesmo, mas só para os outros. Não deu privilégios a ninguém, senão para os mais pobres, os mais pequenos, os mais humildes, os pecadores. Não é um coração como o nosso que, muitas vezes, é de pedra, insensível até mesmo perante tanto amor. É da compaixão e da comoção daquele Coração que iniciou a vida pública de Jesus. Mateus escreve (9, 36) que Jesus indo pelas cidades e pelas aldeias da Galileia, comoveu-Se diante daquelas multidões que acorriam para Ele porque estavam cansadas e esgotadas como ovelhas sem pastor. E começou a reuni-las e a curá-las. Com Jesus, tinha finalmente chegado o Bom Pastor de que falava o profeta Ezequiel: "Eu mesmo vou procurar as minhas ovelhas. Como o pastor conta o seu rebanho, quando está no meio das suas ovelhas que se haviam dispersado, Eu também contarei as minhas ovelhas e reuni-las-ei de todos os lugares". O Evangelho de João exorta-nos a mantermos os nossos olhos fixos naquele Crucifixo, naquele Coração que se deixou trespassar por nós, para voltar a dar aos homens a força de amar.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO