ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos doentes
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos doentes

Memória de São João XXIII (+1963) e da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965).
Na Basílica de Santa Maria in Trastevere, reza-se pelos doentes.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos doentes
Segunda-feira, 11 de Outubro

Memória de São João XXIII (+1963) e da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965).
Na Basílica de Santa Maria in Trastevere, reza-se pelos doentes.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 11, 29-32

Como as multidões afluíssem em massa, começou a dizer:
«Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não lhe será dado sinal algum, a não ser o de Jonas.

Pois, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o será também o Filho do Homem para esta geração.

A rainha do Sul há-de levantar-se, na altura do juízo, contra os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; ora, aqui está quem é maior do que Salomão!

Os ninivitas hão-de levantar-se, na altura do juízo, contra esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; ora, aqui está quem é maior do que Jonas.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

A fé não surge depois dos sinais prodigiosos, no máximo, ela é o pressuposto para que eles aconteçam. Ainda hoje, muitas pessoas procuram sinais prodigiosos para alimentar a própria fé. E quando se verifica um evento extraordinário, muitos acorrem. Se estes "sinais" chegam são, sem dúvida, dádivas do Senhor. E devemos dar-Lhe graças por essa ajuda. Mas devemos prestar ainda mais atenção da que normalmente damos, ao "sinal" por excelência que o Senhor nos deu a todos: "o sinal de Jonas". Sem este "sinal" os outros tornam-se exteriores e, às vezes, até mesmo enganadores. A comunidade primitiva leu estas palavras de Jesus à luz da Ressurreição. Assim como os habitantes de Nínive se converteram escutando a pregação de Jonas sem que ele fizesse nenhum milagre, o mesmo deve acontecer ainda hoje, sabendo que Jesus é bem "maior do que Jonas". Trata-se, portanto, de anunciar ao mundo o mistério da Páscoa, isto é, a passagem de Jesus da morte para a ressurreição, ou seja, a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio. Esse mistério é o próprio centro da história de Jesus: Ele veio à Terra, para oferecer a Sua vida até à morte na cruz pela nossa salvação e o Pai ressuscitou-O dos mortos. Este Evangelho é bem mais precioso do que a sabedoria de Salomão e bem mais forte do que o sermão de Jonas. O Evangelho não é um acréscimo opcional à história dos povos. É a sua salvação. À Igreja e aos discípulos, esta página evangélica pede para se consciencializarem e, ao mesmo tempo, para serem testemunhas humildes.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO