ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Memória do beato Giuseppe Puglisi, padre da Igreja de Palermo, morto pela máfia em 1993. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 21 de Outubro

Memória do beato Giuseppe Puglisi, padre da Igreja de Palermo, morto pela máfia em 1993.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 12, 49-53

«Eu vim lançar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele já se tivesse ateado! Tenho de receber um baptismo, e que angústias as minhas até que ele se realize! Julgais que Eu vim estabelecer a paz na Terra? Não, Eu vo-lo digo, mas antes a divisão. Porque, daqui por diante, estarão cinco divididos numa só casa: três contra dois e dois contra três; vão dividir-se: o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Enquanto Jesus exorta os discípulos à vigilância, diz-Lhes que chegou o momento da decisão. Com efeito, com Ele chegaram os últimos dias e já não é possível diferir a escolha pelo Evangelho. E, para fazer compreender aos discípulos a Sua preocupação, usa a imagem do fogo que Ele mesmo veio trazer para a Terra: "Vim para lançar fogo sobre a Terra, e como gostaria que já estivesse aceso!". O Apocalipse retomará esta imagem a propósito do anjo que no fim dos tempos lança o fogo sobre a Terra (8, 5). Jesus quer que os discípulos abandonem qualquer atitude de preguiça, de protelação, de indiferença, de fecho, para acolher a Sua preocupação, a Sua inquietude: Ele continuará inquieto até que as chamas do amor se espalhem nos corações dos homens. O discípulo, portanto, não é chamado a viver uma vida avarenta e tranquila, mirada ao bem-estar pessoal ou da comunidade. Jesus exorta o discípulo a "imergir-se" no Evangelho, a ser como que baptizado (precisamente, "imerso") n'Ele, a tornar-se ele mesmo "evangelho", isto é, uma boa notícia para a cidade, para o mundo. É o sentido das palavras do apóstolo Paulo quando dizia: "já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim" (Gl 2, 20). Seguir Jesus requer um afastamento da vida velha, daquela baseada nos laços mundanos, incluídos os de parentela. Só o Evangelho é que é o fogo que salva, que transforma o mundo, a começar pelo coração de todos. Paulo dirá: Cristo é a nossa paz (Ef 2, 14) e o próprio Senhor disse: "Felizes os que promovem a paz". Não há contradição neste contexto espiritual entre a paz e a espada. A paz que Jesus traz, não é como aquela que o mundo dá (Jo 14, 27), não é uma mesquinha tranquilidade ou a segurança das próprias tradições. Para que se possa desfrutar da paz que vem do Evangelho, é necessária uma purificação através do fogo, uma separação entre o mal e o bem, um discernimento entre a luz que Jesus vem trazer ao mundo e as trevas do mal.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO