ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 22 de Abril

IV de Páscoa


Primeira Leitura

Actos dos Apóstolos 4,8-12

Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes:
«Chefes do povo e anciãos,

já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e sobre o modo como ele foi curado,

ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se apresenta curado diante de vós.

Ele é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que se transformou em pedra angular.

E não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome, dado aos homens, que nos possa salvar.»

Salmo responsorial

Salmo 117 (118)

Louvai o Senhor, porque Ele é bom,
porque o seu amor é eterno.

Diga a casa de Israel:
«O seu amor é eterno.»

Diga a casa de Aarão:
«O seu amor é eterno.»

Digam os que crêem no Senhor:
«O seu amor é eterno.»

Na minha angústia clamei ao Senhor:
o Senhor escutou-me e pôs-me a salvo.

O Senhor está comigo, nada tenho a temer;
que mal me poderão fazer os homens?

O Senhor está comigo e protege-me;
hei-de ver humilhados os meus inimigos.

É melhor confiar no Senhor
do que fiar-se nos homens;

é melhor confiar no Senhor
do que fiar-se nos poderosos.

Cercaram-me todos os povos,
mas eu aniquilei-os em nome do Senhor.

Rodearam-me e cercaram-me,
mas eu aniquilei-os em nome do Senhor.

Cercaram-me como um enxame de vespas,
a sua fúria crepitava como fogo entre espinhos,
mas eu aniquilei-os em nome do Senhor.

Empurraram-me com violência para eu cair,
mas o Senhor veio em meu auxílio.

O Senhor é o meu refúgio e a minha força;
Ele é a minha salvação.

Ouvem-se vozes de alegria e de vitória
nas tendas dos justos:
«A mão do Senhor fez maravilhas,

a mão do Senhor foi magnífica;
a mão do Senhor fez maravilhas.»

Não morrerei, antes viverei,
para narrar as obras do Senhor.

O Senhor castigou-me com dureza,
mas não me deixou morrer.

Abri-me as portas da justiça:
quero entrar para dar graças ao Senhor.

Esta é a porta do Senhor:
os justos entrarão por ela.

Eu te darei graças, porque me respondeste,
porque foste o meu salvador.

A pedra que os construtores rejeitaram
veio a tornar-se pedra angular.

Isto foi obra do Senhor
e é um prodígio aos nossos olhos.

Este é o dia da vitória do Senhor:
cantemos e alegremo-nos nele!

Senhor, salva-nos!
Senhor, dá-nos a vitória!

Bendito o que vem em nome do Senhor!
Da casa do Senhor nós vos abençoamos.

O Senhor é Deus; Ele tem-nos iluminado!
Entrançai as ramagens de festa até às hastes do altar.

Tu és o meu Deus e eu te dou graças.
Sim, Tu és o meu Deus e eu te exaltarei.

Louvai o Senhor, porque Ele é bom,
porque o seu amor é eterno.

Segunda Leitura

I São João 3,1-2

Vede que amor tão grande o Pai nos concedeu, a ponto de nos podermos chamar filhos de Deus; e, realmente, o somos! É por isso que o mundo não nos conhece, uma vez que o não conheceu a Ele. Caríssimos, agora já somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. O que sabemos é que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 10,11-18

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

Jesus apresenta-Se como o "Bom Pastor", isto é, como Aquele que reúne e guia as ovelhas ao ponto de lhes oferecer a própria vida para a salvação delas. E acrescenta que quem não oferece a vida pelas suas ovelhas, não é pastor, mas mercenário. Para indicar o perigo, usa a imagem do lobo que "ataca e dispersa" as ovelhas.
A bem ver, a acção do lobo é congenial ao comportamento do mercenário. Com efeito, aos dois importa apenas o próprio interesse, a própria satisfação, o próprio lucro e não o das ovelhas. Daí resulta uma espécie de diabólica conjura dos indiferentes e dos egoístas. Se pensarmos em quantos perderam o sentido da vida e que vagueiam sem meta, se olharmos para os milhões de refugiados que abandonam as próprias terras e os próprios afectos à procura de uma vida melhor sem que ninguém se preocupe, se observarmos a debandada dos jovens à procura da felicidade sem que haja alguém que lhes indique o caminho, deveremos constatar a cruel aliança entre os lobos e os mercenários, entre os indiferentes e os que procuram só tirar vantagens pessoais dessa debandada. Escreve o profeta Ezequiel: "as minhas ovelhas espalharam-se por toda a terra, e ninguém as procura para cuidar delas" (Ez 34, 6).
O Senhor Jesus afirma: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas". E é isso que fez nos dias da Paixão, amando os Seus até ao fim, até ao derramamento do sangue. No fundo, o Evangelho não fala de outra coisa senão deste laço entre multidões abandonadas, exaustas e sem pastor e Jesus que Se comove por elas. "Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir procurar a ovelha que se perdeu, até a encontrar?" (Lc 15, 4), diz o Senhor. Atribui-se a São Carlos Borromeo a seguinte frase: "Para salvar uma alma, uma só, iria até ao inferno". É este o ânimo do pastor: ir até ao inferno, isto é, até ao limite mais baixo para salvar uma pessoa. Nesta perspectiva, pode-se compreender também a "descida aos infernos" de Jesus no Sábado Santo. Como Bom Pastor, foi procurar aquele que se tinha perdido, quem estava e é esquecido, quem estava e continua no inferno deste mundo que o mal e os homens criaram.
O Papa Francisco insiste para que os pastores se sujem com "o cheiro" das ovelhas. E devemos rezar para que o Senhor dê à Sua Igreja jovens que escutem a exortação a serem "pastores" segundo o próprio coração.
Mas é de uma comunidade de crentes que se preocupa pelo próximo que podem nascer os "pastores". Com efeito, o bom pastor não é um herói, mas é uma pessoa que ama. Amar o próximo significa ter sentimentos largos como os que Jesus tinha: "Tenho também outras ovelhas que não são deste redil: também tenho de as conduzir. Elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor". O amor de Deus faz-nos comover por aqueles que vagueiam nas nossas cidade à procura de um porto seguro, por aquele homem ou aquela mulher próximos ou afastados que esperam por consolação e não a encontram. Toda a comunidade cristã, unida ao Senhor Jesus, é chamada a comover-se pelas multidões. E com Jesus, reza para que não faltem trabalhadores para a vinha do Senhor. Ao mesmo tempo, cada crente, diante de Deus e "dos campos que já estão dourados para a colheita" (Jo 4, 35), deve dizer com o profeta: "Aqui estou Senhor. Envia-me!" (Is 6, 8).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO