ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Liturgia dominical
Palavra de deus todos os dias

Liturgia dominical

Festa de Cristo Rei do universo
Memória da Apresentação no Templo da Mãe de Deus. Esta festa, surgida em Jerusalém e celebrada também no Oriente, recorda ao mesmo tempo o antigo Templo e a oferta que Maria fez ao Senhor da Sua vida.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Liturgia dominical
Domingo, 21 de Novembro

Festa de Cristo Rei do universo
Memória da Apresentação no Templo da Mãe de Deus. Esta festa, surgida em Jerusalém e celebrada também no Oriente, recorda ao mesmo tempo o antigo Templo e a oferta que Maria fez ao Senhor da Sua vida.


Primeira Leitura

Daniel 7, 13-14

Contemplando sempre a visão nocturna, vi aproximar-se, sobre as nuvens do céu, um ser semelhante a um filho de homem. Avançou até ao Ancião, diante do qual o conduziram. Foram-lhe dadas as soberanias, a glória e a realeza. Todos os povos, todas as nações e as gentes de todas as línguas o serviram. O seu império é um império eterno que não passará jamais, e o seu reino nunca será destruído.»

Segunda Leitura

Apocalipse 1, 5-8

e da parte de Jesus Cristo, a Testemunha fiel, o Primeiro vencedor da morte e o Soberano dos reis da terra.
Àquele que nos ama e nos purificou dos nossos pecados com o seu sangue,

e fez de nós um reino, sacerdotes para Deus e seu Pai;
a Ele seja dada a glória e o poder
pelos séculos dos séculos. Ámen!

Olhai: Ele vem no meio das nuvens! Todos os olhos o verão, até mesmo os que o trespassaram. Todas as nações da terra se lamentarão por causa dele. Sim. Ámen! Eu sou o Alfa e o Ómega - diz o Senhor Deus - aquele que é, que era e que há-de vir, o Todo-Poderoso.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 18, 33b-37

Respondeu-lhe Jesus: «Tu perguntas isso por ti mesmo, ou porque outros to disseram de mim?» Pilatos replicou: «Serei eu, porventura, judeu? A tua gente e os sumos sacerdotes é que te entregaram a mim! Que fizeste?» Jesus respondeu: «A minha realeza não é deste mundo; se a minha realeza fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que Eu não fosse entregue às autoridades judaicas; portanto, o meu reino não é de cá.» Disse-lhe Pilatos: «Logo, Tu és rei!» Respondeu-lhe Jesus: «É como dizes: Eu sou rei! Para isto nasci, para isto vim ao mundo: para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

Com a festa de Cristo, Rei do Universo, termina o ano litúrgico. O trecho evangélico que acabámos de escutar apresenta-nos Pilatos que se dirige a Jesus e Lhe pergunta: "Então Tu és rei?". "Tu o disseste: eu sou rei", responde-lhe Jesus e acrescenta: "Eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade". A afirmação de Jesus é solene e dramática, ao mesmo tempo. É precisamente esta afirmação sobre a Sua realeza que levará Pilatos a entregá-l'O aos sumos sacerdotes para que fosse crucificado. O governador quis que fosse precisamente esta condenação a ser escrita numa tabuleta a ser pregada na Cruz: "Jesus Nazareno, Rei dos Judeus".
Certo, aos olhos humanos, Jesus mostra-se deveras como um rei estranho: como trono tem uma cruz, como coroa uma coroa de espinhos, e como corte, dois ladrões crucificados com Ele; além do mais, há poucas mulheres com um jovem que, desolados, se reuniram sob o patíbulo. No entanto, é esta a imagem que caracteriza desde sempre toda a comunidade cristã. A Cruz domina em qualquer igreja e, sobretudo, aparece quando os cristãos são perseguidos, ultrajados ao ponto de serem mortos. Perante a que parece ser a soberania do mal, somos exortados a erguer o olhar sobre a Cruz de Jesus e contemplarmos o Seu poder real.
O Evangelho diz-nos que é daquela Cruz que o príncipe do mal é derrotado. Da Cruz, Jesus liberta os homens do domínio do pecado e da morte. O apóstolo Paulo transmitiu essa convicção a todas as Igrejas, ciente do escândalo que provocaria: "nós, porém, anunciamos Cristo crucificado: escândalo para os Judeus e loucura para os pagãos" (1Cor 1, 23). É crucificado que Jesus exerce o Seu poder real. É daquele amor que leva ao ponto de dar a própria vida pelo próximo, que o mal é derrotado. É de um amor como este que inicia o novo reino, o novo mundo de paz. Jesus repetiu-o várias vezes aos discípulos ao longo dos três anos em que esteve com eles. E, pouco antes de morrer - depois de ter assistido em silêncio a uma discussão entre eles sobre quem fosse o primeiro - deu-lhes esta lição de humildade e de serviço: "Os reis das nações têm poder sobre elas, e os que sobre elas exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas entre vós não deverá ser assim" (Lc 22, 25-26). E foi o primeiro a dar o exemplo: "O Filho do homem - disse-lhes - não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos" (Mt 20, 28). E na Cruz, adveio o resgate. Da Cruz de Jesus iniciou imediatamente uma nova vida: um ladrão encontrou a salvação pedindo a intercessão ao Crucificado ao lado dele, uma mãe idosa e um jovem discípulo receberam das palavras daquele Crucificado uma nova existência, dois homens bons mas temerosos e resignados, José de Arimateia e Nicodemos, receberam daquela Cruz a força de se revelarem e mostrarem a piedade por Aquele justo que, injustamente, foi morto. O amor que brota da Cruz de Jesus levou aqueles discípulos a acolherem-se reciprocamente e a empenharem-se para construírem um mundo mais humano, mais justo, a partir da comoção por aquele Crucificado.
Esta festa de Cristo Rei mostra-nos o amor real que transforma os corações dos homens e a vida do mundo. Reunamo-nos à volta deste Rei, fraco e pobre. É d'Ele crucificado que provém a salvação para todos. E, com as palavras do Apocalipse, digamos-Lhe: "A Jesus, que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue, e nos fez reis e sacerdotes para Deus, seu Pai, - a Jesus, a glória e o poder para sempre. Ámen".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO